top of page

PMT promete parceria com APIPA para castração de cães e gatos

Atualizado: 20 de dez. de 2020

Prefeitura anuncia políticas públicas de proteção animal para Teresina. Prefeito promete parceria com a APIPA para conclusão e viabilização operacional do centro cirúrgico da Entidade para realizar castração de cães e gatos, entre outras ações.

Medidas protetivas deliberadas em reunião são objeto de aspiração da APIPA ao longo de sua história de luta e geram expectativa. (Foto: Firmino Filho / Instagram)

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), irá firmar parceria com ONG protetora de animais para instalação de centro cirúrgico que fará castração gratuita de cães e gatos na capital. O anúncio foi feito no dia 4 deste mês pelo prefeito Firmino Filho e pelo presidente da FMS, Charles Silveira, durante reunião que teve a participação de protetores e ativistas da causa animal, da médica veterinária Roseli Klein, representante da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) e do vereador Venâncio Cardoso (PP), secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.


Assista ao vídeo / TV Cidade Verde


Na ocasião, o prefeito Firmino Filho se manifestou em relação ao polêmico vídeo que mostrou agentes do Centro de Zoonoses agindo de forma violenta na captura de cachorros abandonados, informando que a FMS já instaurou processo administrativo para apurar o caso. O vídeo, divulgado em redes sociais, mostra o sofrimento de cães de rua enquanto submetidos à truculenta ação de despreparados servidores do CCZ. “A partir desse fato, queremos criar a oportunidade de discutir ações de melhorias e defender os direitos dos animais na nossa cidade”, afirmou o Prefeito.


“Discutimos basicamente a questão da garantia do respeito aos animais na nossa cidade. Tivemos um evento bastante lamentável que aconteceu nesse final de semana e é importante que a gente possa, desse fato negativo, criar oportunidades para melhorar e defender os direitos dos animais na nossa cidade”, acrescentou Firmino Filho.


Outras ações positivas em prol da causa animal foram discutidas na reunião. “Além de celebrar convênio com a APIPA, vamos fazer uma tratativa com o Hospital Veterinário (HVU-UFPI) para aumentar a quantidade de castração animal que já é realizada naquele estabelecimento. Nós também criaremos um grupo de trabalho para discutir políticas públicas de proteção animal e qualquer pessoa interessada poderá participar”, afirmou o presidente da FMS, Charles Silveira.


Silveira informou ainda que a FMS irá definir programa de treinamento para os servidores que atuam no serviço de recolhimento de animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Os profissionais irão passar por qualificação, para que a apreensão seja feita sempre de modo humanizado, garantindo bem-estar aos animais no momento da captura. Essa será uma das nossas estratégias pra melhorar cada vez mais o serviço”, destacou.


A deputada estadual Lucy (PP) também está contribuindo com propostas de melhorias ao serviço. Ela afirmou que o trabalho em prol da causa animal depende da articulação de diversas instituições e da sociedade. “Os proprietários [tutores] de animais, por exemplo, devem ter sempre a consciência de que cães e gatos não são objetos, eles são seres sencientes e precisam de uma série de cuidados durante toda a vida”, enfatizou Lucy.


A APIPA


A APIPA (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais) é uma instituição sem fins lucrativos que atua na assistência de animais em situação de abandono e que precisam de acolhimento emergencial em Teresina. Fundada há 12 anos, até o presente momento a Entidade ainda não pôde dispor de nenhum tipo de ajuda ou qualquer forma de subvenção governamental, sobrevivendo unicamente das doações que são coletadas para a manutenção do seu abrigo de animais, que hoje hospeda e protege cerca de 280 cães e gatos carentes, vítimas da crueldade humana.


Adote um animalzinho carente do abrigo da APIPA. Ofereça-lhes uma chance de ser feliz! (Foto: APIPA)

Ao longo destes 12 anos de sua existência a APIPA vem empreendendo históricas lutas na tentativa de conseguir, dos poderes municipal e estadual, a implementação de políticas públicas que atendam as reivindicações de protetores de animais para o enfrentamento da problemática do abandono de cães e gatos em nossa cidade, sem alcançar êxito. Agora, em recente reunião com o prefeito Firmino Filho e outros representantes da prefeitura de Teresina, acendeu-se uma nova chama de esperança nos corações daqueles que lutam por melhoria nas condições de vida dos animais, nas palavras do chefe do executivo municipal, que prometeu as medidas cabíveis para pôr em execução um projeto governamental com objetivo de minimizar o sofrimento dos bichinhos que vivenciam o flagelo do abandono em nosso município.


Este é um momento de grande expectativa para a APIPA. Após vários anos de exaustivas lutas, a Entidade encontra-se agora na iminência de realizar mais um grande sonho, que é a conclusão e viabilização operacional do seu centro cirúrgico, possibilitando que a Entidade realize castrações de cães e gatos, medida que vai contribuir de forma decisiva para proporcionar bem-estar a bichos tutelados por famílias de baixa renda que não podem pagar pelo procedimento e que passarão a castrar seus bichinhos, resultando em progressivo decréscimo do número de animais abandonados em nossa cidade.


Que as palavras que nos encheram de alegria e esperança venham transformar-se em realização de políticas públicas e ações concretas em prol dos animais. Este é o anseio da APIPA e de todos aqueles que buscam o bem-estar de cães e gatos carentes em Teresina.


O Centro de Controle de Zoonoses - CCZ


Cabe ao CCZ realizar ações de vigilância, prevenção, controle de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos), de endemias e de acidentes provocados por animais peçonhentos. “As nossas ações são relevantes para a saúde pública e não se resumem apenas em recolhimento de cães e gatos com potencial de transmitir doenças à população. Temos programas de controle de raiva, dengue, leishmaniose, animais sinantrópicos e roedores”, afirma a gerente do órgão, Oriana Bezerra.


É competência do CCZ oferecer outros serviços, como a orientação veterinária, a campanha antirrábica e a realização de exames para diagnóstico de raiva e leishmaniose. “Não existe casos de raiva humana em Teresina, graças a um trabalho de vigilância, prevenção e controle de zoonoses. A capital também não registra epidemia de dengue. Sobre a malária, a região não é propícia a ter essa doença, mas mantemos a vigilância”, acrescenta.


A gerente ainda informou em quais casos o órgão realiza o recolhimento de animais. "O Centro pode recolher animais em caso de agressões a pessoas, para observar se há evolução de algum sintoma da raiva. Passado esse período, se o animal não apresentar evolução dos sinais neurológicos, é liberado para retorno ao domicílio. O recolhimento também acontece se eles forem diagnosticados com alguma doença, como calazar", finaliza.


Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!




Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4



Participe da Vaquinha Virtual para quitar as dívidas da APIPA.


Para ADOTAR um amiguinho em Teresina, PI, conheça o nosso abrigo de animais carentes.


Com informações do Meionorte.com

bottom of page