top of page

Pets e crianças: como os animais ajudam no desenvolvimento dos filhos

Atualizado: 22 de jan. de 2021

Você já sabe dos benefícios que a convivência com um animalzinho pode trazer para as crianças? Saiba por que esta interação é importante durante a infância.

Além dos inúmeros benefícios à saúde e ao desenvolvimento das habilidades sociais da criança, a convivência com os pets é uma oportunidade de ensinar valores como o amor e respeito pelos seres vivos e a natureza. (Foto: Shutterstock / Alto Astral)

Que um animalzinho é tudo de bom, ninguém tem dúvida. Mas estudos mostram que os pets também trazem enormes benefícios para famílias com crianças e contribuem para o desenvolvimento delas, tanto nas habilidades sociais como na saúde em geral.


Apesar da resistência de alguns pais em tutelar um gatinho ou cachorrinho, a convivência só tem a agregar aos filhos. É importante lembrar que, antes de adotar um bichinho, é fundamental que se tenha consciência de todas as suas necessidades e que ele pede muita atenção e cuidados. Mas, se você ainda está em dúvida se essa é ou não uma boa escolha, confira alguns motivos que vão te deixar com ainda mais vontade de conviver com um animalzinho em casa!


Conheça cinco motivos para ter pets em uma casa com crianças


1. O pet pode agir como confidente da criança


A maioria das crianças fala com os seus animais de estimação e acredita que eles escutam e entendem como elas se sentem, especialmente quando estão bravas. Por isso, é uma ótima forma deles desabafarem e expressarem seus sentimentos.


2. Eles ensinam a ser responsáveis pelos outros


Os animais precisam de cuidados como passeio, alimentação, escovação ou limpeza, e colocar os pequenos para fazer essas atividades diárias é uma ótima opção. Assim, as crianças percebem a importância de ter responsabilidade por eles.


3. São companheiros nas brincadeiras


Isso faz com que as crianças tenham uma oportunidade de interação social e exercício, dois aspectos ausentes em muitas das atividades lúdicas modernas para os filhos. Pode ter certeza que com pets em casa as crianças irão se divertir muito!


4. Eles ensinam sobre a vida


Ao ter um pet em casa, a criança vê algumas coisas que os pais podem ter dificuldade em comentar ou ensinar, como o acasalamento, a dor da perda - quando o bichinho morre, entre outras.


5. Eles contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais e autoestima


Já foi provado que as crianças que crescem em um lar com animais de estimação demonstram mais aptidões sociais e transformam-se em adultos socialmente mais competentes do que as crianças que não conviveram com pets.


Além das vantagens para a socialização, crianças que interagem com pet possuem um sistema imunitário mais forte e é menos provável que desenvolvam alergias a alimentos ou asma. Então, se você tem crianças, mas ainda não tem pets, não tem porquê não adotar um, não é mesmo?


Benefícios do convívio com animais na infância


Lembre-se: adotar animais de abrigos ou das ruas é salvar vidas. Adotando um animalzinho carente, você garante ao bichinho uma chance de sobreviver e de desfrutar de uma vida feliz e saudável ao lado de alguém que se importa com ele. ADOTE - jamais os compre! Não seja conivente com o comércio cruel de vidas inocentes. NÃO FINANCIE A CRUELDADE!


Entenda a importância e os benefícios da adoção de animais (vídeo).



Filhotes de cão e gato esperam por adoção na APIPA

A importância de se adotar um cãozinho carente

 

Solidarize-se com os animais da APIPA


Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e 12 kg para os gatos. Para fazer as doações, o amigo interessado em ajudar pode fazer a entrega dos materiais diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


Ajude! Precisamos de 'SUPPORT MILK DOG' para filhotes prematuros


Ajude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamento


Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA


Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida


APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena


Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária


Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!


Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia


Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo


Faça a sua doação de ração para cães e gatos:

Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina


AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA


Com informações do Terra

bottom of page