top of page

ONU aprova decisão inédita sobre bem-estar animal e meio ambiente

Atualizado: 28 de mar. de 2022

Após mobilização que envolveu mais de 1 milhão de pessoas representadas por 27 organizações da sociedade civil que atuam em prol dos direitos animais, ONU aprova resolução que introduz o bem-estar animal como preocupação política essencial no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).


Os países-membros se comprometem em proteger os animais e seus habitats. (Imagem: Ecoa UOL)

Sabemos que para quem vivencia diariamente a proteção animal, há urgência em alcançar direitos efetivos e política públicas que reconheçam os animais como seres detentores de direito. Lutamos de forma contínua e, por mais que muitas vezes nos deparemos com grandes obstáculos, hoje conquistamos algo grandioso.


ONU aprova decisão inédita após mobilização de mais de 1 milhão de pessoas.


Bem-estar animal tem tudo a ver com preocupação com meio ambiente, pelo menos é o que diz agora a Organização das Nações Unidas (ONU). A entidade aprovou resolução inédita que introduz o bem-estar animal como preocupação política essencial no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).


A aprovação garante o comprometimento dos 193 países-membros, que aprovaram a proposta em consenso durante a 5ª Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente em Nairóbi, no Quênia, em proteger os animais e seus habitats. Outro ponto é que o Pnuma faça um estudo sobre a conexão entre bem-estar animal, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.


"A aprovação é uma ótima notícia, pois, pela primeira vez na história, o bem-estar animal vai ser tratado de forma oficial e muito mais séria pela ONU, incluindo a relação sobre a forma como os animais são tratados e as principais crises ambientais que o planeta enfrenta. É um marco histórico para os animais e para o movimento de proteção animal", diz Lucas Alvarenga, vice-presidente de Desenvolvimento Internacional da Mercy For Animals (MFA), que esteve no Quênia.


A aprovação é resultado de uma mobilização que envolveu mais de 1 milhão de pessoas representadas por 27 organizações da sociedade civil, dentre elas estão Greenpeace Brasil, Mercy for Animals, 350.org, Instituto Luisa Mell de Assistência aos Animais e Meio Ambiente, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, entre outras.


Entre os motivos que contribuíram para a proposta avançar na ONU, estão deter a perda da biodiversidade, mitigar as mudanças climáticas, reduzir a poluição e reduzir o risco de novas doenças zoonóticas infecciosas como formas de alcançar o desenvolvimento sustentável.


Para mais informações, acesse:



 






Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com









Ajude a Apipa - situação de emergência












Produtos APIPA® - Promoção Especial


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.







Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Comments


bottom of page