• Apipa

Novembro Azul Pet: animais também sofrem com câncer de próstata

Atualizado: 27 de Nov de 2019

A campanha, que é realizada por veterinários, organizações e protetores independentes em diversos países, tem como objetivo alertar os tutores sobre a importância da castração como principal método de prevenção.

A chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) também pode afetar cães e gatos em 80% dos animais adultos. Com uma cirurgia simples, chamada orquiectomia, isso pode ser evitado em até 99% dos casos. Castre seu animal! (Imagem: Diego Bachiéga)

O mês de novembro é marcado pelo movimento mundial que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas, assim como com os humanos, os cães e gatos também sofrem de doenças prostáticas e testiculares, precisando de cuidados e métodos de prevenção. Por isso, a comunidade veterinária criou o Novembro Azul Pet.


A campanha tem foco na Hiperplasia Prostática Canina, que é uma doença de próstata muito comum e que pode acometer até 90% dos machos não castrados até o final da vida.


De acordo com a veterinária Camila Maximiano, a doença é silenciosa e pode causar muita dor e desconforto na região, além de dificultar o animal de urinar, podendo causar uma piora no quadro com outras complicações, como abscesso e cistos na próstata.


“Além da Hiperplasia Prostática, machos não castrados também têm mais chances de desenvolverem tumores de testículos e perianais. E animais criptorquidas, ou seja, aqueles em que os testículos não se encontram na bolsa escrotal, apresentam mais chances de desenvolverem tumores e podem demorar para apresentar sinais”, afirma.


A veterinária conta ainda que as neoplasias perianais hormônio-dependentes podem ser bastante agressivas, se espalhando pelo corpo do animal de maneira muito rápida. Camila afirma que a castração faz parte do protocolo de tratamento dessas doenças, sendo o melhor método de prevenção.


“Por isso, no novembro azul para os pets, nós incentivamos a prevenção dessas doenças estimulando a castração de todos os machos, a partir dos 6 meses de idade. A castração é a melhor saída”, alerta.


Camila conta que a castração evita ainda problemas comportamentais, doenças hormônio-dependentes, filhotes indesejados, tumor venéreo transmissível (TVT) e a marcação exagerada de território.


Para adotar um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.


Com informações do Metrópoles

APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS

CNPJ: 10.216.609/0001-56

BANCO DO BRASIL
Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

BANCO SANTANDER
Ag: 4326 / CC: 13000087-4

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

contato.apipa@gmail.com

Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (6 quadras após a UNINOVAFAPI)

Teresina, PI - CEP 64073-167

COPYRIGHT © 2018

Site criado pela Pix Marketing Digital

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon