Lei Bela: obriga prestação de socorro a animais atropelados em Picos
Foi sancionada, no início do mês de abril, a Lei 3160/22 (Lei Bela), que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestar socorro a animais atropelados no Município de Picos (PI).

O prefeito de Picos (PI), Gil Marques de Medeiros, sancionou a Lei 3160/22 (Lei Bela), de autoria do vereador Eriberto Barros, que estabelece a obrigatoriedade de prestação de socorro a animais atropelados por condutores de veículos em tráfego pelas vias públicas do Município. A nova norma jurídica entrou em vigor no dia 4 de abril. Veja na reportagem da TV Cidade Verde (vídeo).
O nome da Lei é uma homenagem à cadela Bela, que foi abandona e atropelada por um caminhão, há cerca de 4 anos, ficando impossibilitada de andar devido às graves lesões que sofreu na coluna. Conforme relata a protetora Sanya Elayne, presidente da Apapi (Amigos Protetores dos Animais de Picos), a cachorrinha ficou por 3 dias agonizando à beira da estrada, local do acidente, até ser resgatada pela Entidade.
A cadelinha Bela, após ser socorrida e passar por tratamento, tornou-se hóspede permanente do abrigo da Apapi, e faz uso de cadeira de rodas para se locomover.
Confira o texto da Lei 3160/22, no link abaixo:
➥ Lei Bela
➥ Lei obriga prestação de socorro a animais atropelados no Piauí
➥ Apipa sofre para superar efeitos nefastos de crise financeira
Amigos, estamos cuidando de um cãozinho que precisa de cirurgia para remoção de tumor (carcinoma) na cavidade oral. Veja como ajudar:
➥ Rabito: cãozinho com carcinoma pede ajuda para cirurgia
➥ Abril Laranja: prevenção da crueldade contra animais
Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!
Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!
➥ Eleições 2022: escolha o candidato certo e vote pelos animais
➥ Apipa inaugura seu Centro Clínico e Ambulatorial Veterinário
➥ Amor & Patinhas: ação incentiva adoção de animais carentes
Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa
CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
➥ Ajude o Cabo Queiroz: gatinho internado com o fêmur fraturado
➥ Ajude o Gerald! Gatinho pede apoio para tratamento de câncer
➥ Ajude! Estoque de RAÇÃO novamente ZERADO na Apipa
➥ Ajude salvar o Zeca! Cãozinho com erliquiose em estado grave
➥ Stallone: cãozinho vítima de crueldade pede ajuda
➥ Estoque ZERADO: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS da Apipa
Ajude a Apipa - situação de emergência
➥ Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo
➥ S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo
➥ Natal Sem Fome: falta ração para os animais da Apipa
➥ Neste Natal, apadrinhe uma castração na Apipa
➥ Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro
➥ Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos
➥ Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise
➥ Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio
Solidarize-se com os animais da APIPA
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. ➥ Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA ➥ Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida
Como ajudar a APIPA
Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia ➥ Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4