top of page

Lei Bela: obriga prestação de socorro a animais atropelados em Picos

Foi sancionada, no início do mês de abril, a Lei 3160/22 (Lei Bela), que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestar socorro a animais atropelados no Município de Picos (PI).


Após ser abandonada em uma BR, a cadelinha Bela foi atropelada por um caminhão, ficando com graves sequelas. O nome da Lei é em sua homenagem. (Imagens: TV Cidade Verde)

O prefeito de Picos (PI), Gil Marques de Medeiros, sancionou a Lei 3160/22 (Lei Bela), de autoria do vereador Eriberto Barros, que estabelece a obrigatoriedade de prestação de socorro a animais atropelados por condutores de veículos em tráfego pelas vias públicas do Município. A nova norma jurídica entrou em vigor no dia 4 de abril. Veja na reportagem da TV Cidade Verde (vídeo).



O nome da Lei é uma homenagem à cadela Bela, que foi abandona e atropelada por um caminhão, há cerca de 4 anos, ficando impossibilitada de andar devido às graves lesões que sofreu na coluna. Conforme relata a protetora Sanya Elayne, presidente da Apapi (Amigos Protetores dos Animais de Picos), a cachorrinha ficou por 3 dias agonizando à beira da estrada, local do acidente, até ser resgatada pela Entidade.


A cadelinha Bela, após ser socorrida e passar por tratamento, tornou-se hóspede permanente do abrigo da Apapi, e faz uso de cadeira de rodas para se locomover.


Confira o texto da Lei 3160/22, no link abaixo:

Lei Bela


Lei obriga prestação de socorro a animais atropelados no Piauí


Apipa sofre para superar efeitos nefastos de crise financeira


 

Amigos, estamos cuidando de um cãozinho que precisa de cirurgia para remoção de tumor (carcinoma) na cavidade oral. Veja como ajudar:

Rabito: cãozinho com carcinoma pede ajuda para cirurgia


Abril Laranja: prevenção da crueldade contra animais


Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!


Eleições 2022: escolha o candidato certo e vote pelos animais


Apipa inaugura seu Centro Clínico e Ambulatorial Veterinário


Amor & Patinhas: ação incentiva adoção de animais carentes


Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com


Ajude o Cabo Queiroz: gatinho internado com o fêmur fraturado


Ajude o Gerald! Gatinho pede apoio para tratamento de câncer


Ajude! Estoque de RAÇÃO novamente ZERADO na Apipa


Ajude salvar o Zeca! Cãozinho com erliquiose em estado grave


Stallone: cãozinho vítima de crueldade pede ajuda


Estoque ZERADO: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS da Apipa


Ajude a Apipa - situação de emergência

Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo

S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo


Natal Sem Fome: falta ração para os animais da Apipa


Neste Natal, apadrinhe uma castração na Apipa


Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro


Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos


Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise


Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio



Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPAGuarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemiaPandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4

bottom of page