A castração aparece como a forma mais eficaz de prevenir e controlar importantes doenças, tais como: tumores, infecções, displasia, epilepsia, hemofilia, doenças venéreas, etc.
A esterilização precoce é realizada antes de o animal alcançar sua maturidade sexual. Apesar da polêmica que provoca entre os tutores de bichos de estimação, esse procedimento se mostra bastante eficaz no combate à superpopulação de cães de rua, sendo também determinante na prevenção e controle de muitas doenças degenerativas.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a esterilização?
A esterilização ou castração é uma intervenção cirúrgica com a finalidade de retirar os órgãos sexuais de machos e fêmeas. Dos machos são retirados os testículos, enquanto que nas fêmeas, são retirados os ovários e o útero. Consiste em um procedimento rápido realizado com o auxílio de anestesia geral.
É óbvio que sua finalidade mais concreta e evidente é permitir o controle reprodutivo dos animais. Isso é fundamental para prevenir a superpopulação de animais de rua (sem tutor) e para combater as práticas de abuso e abandono. Na verdade, em muitos países, as campanhas gratuitas de esterilização em massa têm resultados muito positivos.
Além disso, temos que levar em consideração que a castração aparece como a forma mais eficaz para prevenir e controlar importantes doenças como tumores, infecções, displasia, epilepsia, hemofilia, doenças sexualmente transmissíveis, etc. Principalmente, quando o tutor opta pela esterilização precoce do seu bicho de estimação.
Muitas vezes, o motivo da castração não é biológico e nem fisiológico, mas sim o comportamento do animal. Uma grande quantidade de bichos de estimação deve ser esterilizada para equilibrar seu temperamento e diminuir o risco de ele apresentar comportamentos agressivos. A esterilização precoce também ajuda a prevenir o aparecimento desses comportamentos, entre outros benefícios.
O que é a esterilização precoce?
A esterilização antecipada ou precoce deve ser realizada antes da maturidade sexual do animal, que acontece entre seis e oito meses de vida. A idade exata sugerida não varia muito, estando mais de acordo com o estado de saúde de cada bicho de estimação. Normalmente, realiza-se entre os três e os quatro meses em gatos e cães, sejam eles machos ou fêmeas.
O procedimento começou a ser realizado depois que foram feitos estudos com muitas fêmeas de rua, que engravidavam antes dos seis meses de vida. Atualmente, um grande número de veterinários já considera a castração precoce como o melhor método para prevenir e controlar a superpopulação de rua.
Outra vantagem para os filhotes é que eles precisam de menores doses de anestésicos e sedativos. Essa pequena quantidade faz com que sua recuperação seja mais rápida e eficaz. Os filhotes podem brincar normalmente horas depois da cirurgia. Além disso, na contramão das antigas crenças populares, o tamanho dos órgãos não dificulta ou prejudica a operação.
Benefícios da esterilização precoce
As fêmeas deixam de experimentar mudanças hormonais radicais no período de cio e, também, evita-se as chamadas gestações psicológicas. Isso significa que nosso bicho de estimação ficará mais calmo, deixará de atrair outros machos e não vai sujar a casa.
Os machos diminuirão consideravelmente a necessidade de fugir para marcar território alheio ou para perseguir as fêmeas durante o cio.
A maioria dos cães e gatos castrados precocemente tornam-se mais carinhosos e menos ariscos ao longo de toda a vida.
A esterilização precoce costuma favorecer o adestramento e a socialização de nossos bichos de estimação.
As fêmeas não esterilizadas têm três vezes mais risco de sofrer de câncer de ovário, mama e útero do que as fêmeas esterilizadas em tenra idade. O mesmo vale para os machos em relação ao câncer de próstata.
Mitos sobre a esterilização precoce de bichos de estimação
Existem muitos mitos sobre os efeitos negativos da castração precoce de bichos de estimação. Os relatos das desvantagens são muito raros e não são justificativas para expor o animal a riscos reais como doenças degenerativas ou terminais.
É um mito, por exemplo, dizer que todo bicho de estimação castrado desenvolve obesidade ou sobrepeso. É verdade sim dizer que existe uma tendência ao ganho de peso depois da operação. No entanto, é algo perfeitamente controlável quando se adota hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.
O maior risco da castração está em realizar a cirurgia tarde demais. O animal idoso submetido a uma esterilização pode apresentar diversas complicações. É muito importante considerar a idade do bichinho para avaliar os benefícios da esterilização (precoce) para a saúde e o bem-estar de nossos mais leais companheiros.
Vale a pena lembrar que este é um procedimento cirúrgico, devendo ser realizado por médico-veterinário, em ambiente apropriado, hospital ou clínica veterinária. Além disso, a esterilização precoce, de maneira alguma diminui a necessidade de um bom adestramento e de um adequado processo de socialização.
URGENTE: ESTOQUE de RAÇÃO ZERADO
AJUDE - ABRIGO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa
CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
SEJA SOLIDÁRIO COM A GATINHA ROSALIA
Ajude a Apipa adquirindo os nossos modelos exclusivos de camisas
Concorra a um MEGA PRÊMIO por apenas R$ 5,00
Campanha: coleta de doações para o abrigo da Apipa
ANIMAIS VIVENCIAM INSEGURANÇA ALIMENTAR - VEJA COMO AJUDAR
Ajude a Apipa - situação de emergência
Solidarize-se com os animais da APIPA
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. ➥ Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA ➥ Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida
Como ajudar a APIPA
Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia ➥ Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4
Com informações de Meus Animais
Comments