top of page

Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Atualizado: 8 de jun. de 2022

Guarda responsável são todas as ações que envolvem cuidar bem do animal, provendo alimentação adequada, abrigo, saúde, atenção, segurança, entre outros cuidados que visem o bem-estar do pet. Construir um mundo onde humanos e animais vivam em harmonia é responsabilidade de todos. Faça a sua parte.

Em época de férias, muitas famílias deixam suas residências em busca de lazer, período em que algumas pessoas malvadas aproveitam para praticar uma das formas de crueldade mais brutais, o abandono dos inocentes. Este ato perverso é considerado crime ambiental previsto em legislação federal, podendo acarretar multa e detenção ao infrator. (Imagem: Ajude um Pet)

A guarda responsável faz animais mais felizes e também ajuda a evitar que mais bichinhos sofram nas ruas. Ao vacinar e esterilizar seu animal de estimação, você evita que outros sejam mortos por programas de controle de população animal cruéis e desumanos. Cuidar de um cachorro ou de um gato é um compromisso para toda a vida do animal, que pode atingir idade superior a 15 anos. A pessoa que acolhe um animal deve ter a responsabilidade de assegurar o seu bem-estar. A sua falta de comprometimento pode levar ao abandono do pet, agravando ainda mais o problema da superpopulação de animais de rua nas comunidades.


A decisão de assumir um animal


Quando se decide assumir um animal, tem que se levar em consideração várias responsabilidades e implicações que virão junto com ele.


Jamais se deve assumir a guarda de um animal por impulso. É muito comum as pessoas se encantarem à primeira vista com alguns animais, principalmente filhotes, não levando em consideração nada que implique nos cuidados que ele precisará, no trabalho para cuidar, se ele irá crescer muito, expectativa de vida, entre outros fatores.


Quando se toma a decisão de ter a companhia de um bichinho, devemos avaliar que tipo de animal queremos e podemos ter em casa. Se um cachorro ou gato, qual tamanho, quais as características de comportamento, entre outros aspectos.


Se você tem pouco espaço na sua casa, não poderá manter um cão de grande porte, visto que este precisaria de uma área maior para se movimentar. Tudo isso é muito importante e faz parte do bem-estar do animal.


Se você passa muito tempo fora de casa, procure um animal que não necessite de companhia constante. Se tiver crianças, o ideal são animais que gostam de interagir com elas.


De qualquer forma, a decisão de assumir a tutela de um animal deve ser tomada em comum acordo com todos da família ou que residam no mesmo local onde ele irá viver.


O que levar em consideração antes de assumir um animal


Espécie: cão ou gato. Existem muitas diferenças nos cuidados com diferentes espécies. Procure informar-se das necessidades de cada animal e qual melhor irá se adaptar às suas condições.


Características: mesmo os animais da mesma espécie, podem possuir características diferentes. Os cães, por exemplo, podem diferenciar-se em tamanho, necessidades ou personalidade. Para se ter uma ideia, os cães de grande porte precisam de mais espaço; os com pelos longos precisam de maiores cuidados; já os pets mais agitados precisam de mais atividades. Algumas raças podem apresentar tendência a problemas específicos de saúde e, por isso, necessitam de maior acompanhamento veterinário. Procure informar-se de todas as características, certificando-se de que vai ter condição de oferecer o que cada um necessita para ser feliz.



Cuidados básicos para a Guarda Responsável de um pet


  • Prover alimento de qualidade, que supra as necessidades nutricionais do animal. Alimentar em intervalos corretos, de tal forma a não deixá-lo passar fome. Procurar orientação de um veterinário para saber a forma adequada de alimentação para seu animal.

  • Vermifugar e vacinar de acordo com orientação do médico-veterinário.

  • Esterilizar, providência também conhecida como castração, traz benefícios para a saúde do seu pet, além de evitar a superpopulação e o abandono dos animais.

  • Prevenir e eliminar parasitas como pulgas ou carrapatos.

  • Manter o animal em local limpo e adequado, protegendo-o do Sol e da chuva.

  • Trocar a água pelo menos duas vezes ao dia, evitando contaminação.

  • Manter sempre limpas as vasilhas de água e comida, e deixá-las longe do local onde o animal faz suas necessidades fisiológicas.

  • Não manter o animal preso em correntes ou locais pequenos.

  • Prover higiene adequada dando banhos periódicos, de acordo com a necessidade do animal.

  • Não deixar o animal sair sozinho na rua. Mantê-lo em local seguro que não propicie fugas.

  • Ter respeito pelo animal. Jamais bater, agredir ou maltratar o bicho, pois tal conduta, além de representar maus-tratos e crueldade, é ato condenável tipificado como crime ambiental previsto em lei federal.

  • Corrigir o comportamento de um animal deve ser feito através de adestramento comportamental, jamais por meio de castigo.

  • Reservar um tempo para dar atenção ao seu animal, seja brincando, dando carinho ou passeando.



Algumas considerações importantes


Ninguém é dono de um animal. Vidas não são propriedades. Você é um tutor, o que significa que tem a responsabilidade de amparar, cuidar e proteger.


Caso o tutor não exerça corretamente a Guarda Responsável do animal, poderá perder a tutela deste, caso se comprove maus-tratos, podendo ainda ser responsabilizado criminalmente.


Assumir um animal é um compromisso por toda a vida do ser acolhido. Qualquer mudança que venha a ocorrer na sua vida, deve levar em consideração a guarda do animal. Se você vai mudar-se de residência, não pode simplesmente abandonar o animal alegando que na nova casa não haverá espaço para ele. Abandono de animais é crime federal passível de multa e cadeia.


Mudança de residência, nascimento de um filho ou situação financeira, não são motivos para se desfazer do animal. Lembre-se, você assumiu uma responsabilidade e deve cuidar para ajustar a sua vida em consonância com a guarda do animal, adequando-se às novas circunstâncias sem causar-lhe sofrimento.


Pessoas não estão obrigadas a ter a guarda de animais, mas quando se toma essa decisão, deve-se estar consciente de todas as responsabilidades e deveres pertinentes à guarda responsável de animais domésticos, porquanto estes jamais devem ser negligenciados. Vidas não são descartáveis, esteja ciente!



Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!


Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.

bottom of page