top of page

Gravidez e animais: como adaptar o convívio entre bebê e pet

Reportagem esclarece dúvidas sobre a maternidade e a relação do bebê com os animais de estimação. Como adaptar o convívio do novo membro da família com os pets que já habitam o lar?


Veterinária esclarece como deve ser a relação entre gestante, bebê e animais de estimação. (Foto: iStock)

A gravidez promove um verdadeiro turbilhão de emoção nas gestantes, que a todo o momento veem novas dúvidas surgirem. Em tempo de pandemia, a preocupação com a saúde se acentua ainda mais. Na série de reportagens produzidas pela apresentadora Sabrina Aguiar, da NDTV, diversos anseios, receios e dúvidas das mães são trazidos à tona.


Depois de falar sobre como se proteger e proteger o bebê da Covid-19, é a vez de trazer uma dúvida de muitas mamães: como adaptar o convívio do novo membro da família com os animais de estimação que já habitam o lar? Veja matéria (vídeo).



Snow, o gatinho da apresentadora acompanhou toda a gestação e, agora, está construindo uma relação de amizade com o pequeno Luca, mas muitas vezes esse elo pode ser difícil e a chegada de um novo membro na família, quando a casa já tem um bichinho de estimação, exige um período de adaptação.


Por isso, os veterinários alertam para alguns cuidados, especialmente para a atenção a esse período de adaptação, que deve começar já durante a gestação. Grávida e com três bichinhos de estimação em casa, a veterinária Karina Kruger desmistifica o principal medo: a toxoplasmose.


“A gente se contamina muito mais fácil através de carne crua, mal passada, com má higiene e também com verduras mal higienizadas. É muito improvável que você pegue isso do gato”, explica. "A higiene é fundamental e vale para todos os animais, não apenas os gatos", salienta a veterinária.


Após a gestação e com a chegada do bebê, como fazer essa adaptação? Segundo a veterinária, o segredo está na rotina. “Quando o bebê chegar na família, é muito importante seguir essa rotina. É uma mudança muito grande quando o bebê chega, então é preciso controlar para não descontar no animal, porque pode ainda piorar a situação, gerar uma alteração de comportamento, o animal pode querer chamar a atenção fazendo xixi no lugar errado, tendo comportamento, às vezes, de agressividade ou mais retraído, gerando outros problemas”, diz.


Além de manter a rotina que já é conhecida pelo animal, ela reforça que é importante manter os cuidados com o bichinho, como manter a programação de saúde com vacinas e visitas ao veterinário e não mudar a programação de banhos.


“É uma relação muito positiva sempre, com família, gestante e animais. E, depois, com a chegada do bebê e o começo do convívio com o animal é tudo muito positivo. É uma relação que só agrega, nunca teremos prejuízo, desde que se mantenham as noções básicas de higiene e todo mundo saudável”, finaliza.


 

Apipa sofre para superar efeitos nefastos de crise financeira


Ajude o Gerald! Gatinho pede apoio para tratamento de câncer


Ajude! Estoque de RAÇÃO novamente ZERADO na Apipa


Eleições 2022: escolha o candidato certo e vote pelos animais


Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com


Ajude salvar o Zeca! Cãozinho com erliquiose em estado grave


Stallone: cãozinho vítima de crueldade pede ajuda


Estoque ZERADO: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS da Apipa


Ajude o Oliver: sofrido gatinho resgatado pela Apipa


Urgente: filhotes precisam de tapetes higiênicos na Apipa


Natalina: ajude cadelinha atropelada à véspera de Natal


Ajude! Cadela em estado deplorável é socorrida pela Apipa


Ajude a Apipa - situação de emergência

Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo

S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo


Feliz aniversário, protetora Isabel Moura


Natal Sem Fome: falta ração para os animais da Apipa


Ajude gatinho resgatado com as patas fraturadas


Neste Natal, apadrinhe uma castração na Apipa


Apipa completa 14 anos de fundação


Ajude: gatinho com graves lesões é internado para tratamento


Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro


Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos


Ajude! Cadelinha inicia tratamento de TVT


Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise


Produtos APIPA® - Promoção Especial

Veja no Instagram


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45

Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.

Novo post no Instagram


Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio


Conheça caminhas para pets à venda na APIPA - Instagram


Mostrando o Abrigo de Animais Carentes da APIPA


Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente



Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergênciaAjude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamentoCastrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPAGuarda Responsável de Animais: assumindo uma vidaAPIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentenaAjude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemiaPandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: ➥ Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4

Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em TeresinaAJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA


Com informações do NDmais

bottom of page