top of page

Gatinhos da Marechal: projeto ajuda felinos abandonados em avenida de Teresina

Atualizado: 2 de mai. de 2021

Movidos pelo amor e solidariedade aos animais, o casal Gilvan e Fabiane realiza um lindo trabalho de ajuda aos gatinhos abandonados na Avenida Marechal Castelo Branco, cuidando para prover alimentação e assistência veterinária aos bichinhos, entre outros cuidados.

Voluntários pedem apoio do poder público para combater ações de criminosos. (Foto: Gatinhos da Marechal)

O casal Fabiane Sampaio, 35, e Gilvan Gomes, 35, organizou o projeto Gatinhos da Marechal, que cuida de felinos abandonados à margem da Avenida Marechal Castelo Branco, no Bairro Ilhotas, Região Central de Teresina. Eles relatam que somente no mês de março deste ano, foram cerca de 110 gatos abandonados no local. Assista à reportagem da TV Assembleia (vídeo).



Juntos há vinte anos, Fabiane e Gilvan iniciaram o trabalho voluntário de ajudar os gatinhos maltratados em 2015, quando passaram a morar próximo ao local e a observar, mais de perto, a terrível situação do flagelo daqueles bichinhos abandonados à margem da avenida.


“Quando nos mudamos, percebemos a quantidade de animais abandonados. Começamos a alimentá-los e a estruturar nossa casa para recebê-los. Mas, como já atingimos a cota máxima de animais para ter em casa, hoje, buscamos lares temporários”, destacou Fabiane.


Segundo Fabiane, com as mudanças ocorridas no cotidiano das pessoas por conta da pandemia da Covid-19, observou-se um aumento significativo no número de abandonos de cães e gatos, seja pelos efeitos da crise econômica, mudança de rotina e até pelo medo de que os animais possam transmitir o vírus. Durante o mês de março, período mais letal da pandemia no Piauí, mais de 100 gatos foram abandonados no local.


“No início da pandemia, chegamos a ter 58 animais abandonados em 7 dias. Em março deste ano, foram 110. Neste mês, em poucos dias, já temos mais de 40. Hoje, um saco de ração de 25 kg dura apenas quatro dias.”

Abandono de animais é crime ambiental previsto em Lei Federal. As penas variam de dois a cinco anos de detenção e multa, além da perda da guarda do animal vitimado, para os casos de maus-tratos contra cães e gatos. O casal, no entanto, lamenta a ausência de políticas públicas efetivas que possam viabilizar o combate dos atos nefastos de abandono no local. Como forma de coibir os atos de abandono, Gilvan sugere que câmeras de segurança sejam instaladas ao longo da Av. Marechal Castelo Branco para possibilitar a identificação dos criminosos, sendo também uma medida de proteção para os pedestres que transitam pela área.


Denúncias de maus-tratos podem ser realizadas pelo número 190, da Polícia Militar, e por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, localizada à Av. Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, zona Leste de Teresina.


Como ajudar os Gatinhos da Marechal


Geralmente, a pessoa que pratica o nefasto ato de abandonar um animal de estimação, também é negligente com o seu dever de cuidar, enquanto o animal é mantido sob sua responsabilidade. É por isso que os bichinhos já chegam às ruas desnutridos e com graves problemas de saúde. E sem receber os cuidados essenciais que possam garantir o seu bem-estar, o inocente vitimado com a crueldade do abandono ainda fica mais vulnerável a contrair todo tipo de doença, ocasionando mais despesas para aqueles que prestam ajuda e assistência.


Para custear a alimentação dos felinos, também as despesas veterinárias, como consultas, exames, medicamentos e vacinação, o casal criou uma página no Instagram - @gatinhosdamarechal - por meio da qual faz a divulgação de suas ações e pedidos de doações. Telefone para contato: (86) 98879-5032.


"Ainda não medicamos os gatinhos que foram abandonados recentemente porque, infelizmente, temos dívidas nas clínicas veterinárias e precisamos pagá-las", destaca Fabiane.


Para conhecer mais sobre o trabalho assistencial realizado pelo casal Gilvan e Fabiane, acesse o Instagram - @gatinhosdamarechal.


Denunciar maus-tratos em Teresina - PI


DPMA - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina

Telefone (86) 99449-2387


BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental

Av. Duque de Caxias, 3520, Primavera II, Zona Norte de Teresina

Telefones (86) 3225-2748 / 3223-7221 / 3225-2684


DE - Delegacia Eletrônica (online)

Clique no link: dv.pc.pi.gov.br


As denúncias também podem ser feitas em qualquer delegacia de polícia. Denunciar é um ato de cidadania e de solidariedade para com o animal vitimado. Faça a sua denúncia. Os animais agradecem!

 




Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).



Venha ajudar a APIPA! Falta RAÇÃO e demais itens básicos para manutenção do abrigo A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações da TV Clube

bottom of page