Gatinha resgatada se torna mascote de curso de medicina em Teresina
Atualizado: 17 de jun. de 2022
A gatinha Madalena (Madá, para os íntimos) foi resgatada do abandono quando ainda era filhote, e foi adotada, tornando-se mascote de curso de medicina em centro universitário de Teresina. Simpática e amigável com alunos e funcionários, Madá ganha status de funcionária da instituição de ensino, com direito a crachá.

O setor de relações públicas de um centro universitário localizado à Zona Leste de Teresina tem uma funcionária muito especial, a gatinha Madalena, adotada há cerca de seis meses por membros da coordenação do curso de medicina da instituição.
A coordenadora do curso, Cíntia Maria de Melo Mendes, revelou que encontrou Madá, apelido íntimo da gatinha, andando no estacionamento deserto do centro universitário, em janeiro deste ano, período de férias de alunos e funcionários.
“Voltei de férias mais cedo. Madá era um filhotinho. Quando cheguei, ela estava vestida numa meia, coloquei no colo e trouxe para a coordenação, pois fiquei com medo de ser atropelada. Daí em diante, ela conquistou a todos. uma funcionária vestiu ela e batizou de Madalena. E pra mim foi fantástico! Sou devota de Santa Maria Madalena”, relembrou Cíntia.
Logo, os membros da coordenação se reuniram para comprar uma caixa de areia, ração e coleira para a Madalena. Ela também foi levada a um hospital veterinário, onde passou por procedimentos de castração e vacinação. Inicialmente, a ideia era abrigar o animal somente até o começo do ano letivo.
No entanto, Madalena rapidamente se tornou o grande xodó do centro universitário. A gatinha, simpática e amigável, é considerada peça-chave na comunicação interna e externa da instituição de ensino. Em breve, conforme informou a coordenadora Cíntia Mendes, deve receber até crachá.
“Compramos tudo, com a justificativa de que seria enquanto conseguíamos um lar pra ela. As aulas voltaram e os alunos também se renderam. É nossa ‘funcionária’ de relacionamentos, super boazinha. Não estranha ninguém! Fica aqui de segunda a sexta. Dorme, a maior parte do expediente”, relatou a coordenadora, rindo.
“E no dia que fica muito tempo sozinha, fica de mau humor. Ela ganhou um crachá, deve chegar próxima semana”, acrescentou Cíntia Mendes.
No local, três membros da coordenação se revezam em um sistema de rodízio, nos cuidados com a gatinha. Aos finais de semana, Madalena vai para a casa de um dos profissionais e retorna na segunda-feira.
“Madá é querida por todos, ganha ração, roupinhas e outros presentes. Alunos e professores fotografam e postam fotos dela o tempo todo”, completou Cíntia.
Abrigo de animais carentes pede doações
Localizado no mesmo bairro da instituição de ensino, Zona Leste da capital, o abrigo da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), com centenas de animais carentes, entre cães e gatos, enfrenta uma situação um pouco diferente daquela vivenciada pela gatinha Madalena. A Entidade, que sobrevive somente das doações que arrecada, passa por um momento de extrema dificuldade financeira, com escassez generalizada de mantimentos e os animais tendo de conviver diariamente com o risco iminente de fome, em permanente estado de insegurança alimentar.

Você também pode participar para ajudar no reabastecimento do estoque de ração e de outros mantimentos para a Apipa. Atualmente, a Associação assiste cerca de 300 cães e gatos carentes, em sua maioria, resgatados em situação de maus-tratos e vulnerabilidade. Acolhidos no abrigo, muitos animais conseguem plena reabilitação e são adotados, enquanto que outros, por terem ficado com sequelas, permanecem no abrigo. Com uma atitude simples, fazendo um pequeno gesto de solidariedade, você vai fazer a diferença na vida dos nossos sofridos bichinhos. Venha oferecer um pouquinho do seu amor, a sua imprescindível doação.
➥ URGENTE! Animais da Apipa sofrem com FALTA DE RAÇÃO
No momento, o ESTOQUE DE RAÇÃO da Apipa está ZERADO
➥ Mais informações no Instagram
CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
O abrigo da Apipa está situado à Rua 38, 1041, Loteamento Vila Uruguai, Bairro Uruguai, Zona Leste de Teresina.
ANIMAIS DA APIPA EM RISCO DE FOME - VEJA COMO AJUDAR
➥ URGENTE!: Apipa pede ajuda para manter abrigo
➥ Ajude! Animais da Apipa sofrem efeitos nefastos de crise financeira
AJUDE! Apipa corre o risco de ficar sem abastecimento de água no abrigo
➥ Mais informações no Instagram
AJUDE A APIPA - Receita Federal cobra dívida de R$ 3.378,46
➥ AJUDE-URGENTE! Apipa tem 3 dias para pagar dívida na Receita Federal
➥ Ajude! gatinha Maria Mafuá precisa de cirurgia
➥ Doação de SANGUE: cãozinho Davi precisa de transfusão urgente
Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa
CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!
Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!
➥ Eleições 2022: escolha o candidato certo e vote pelos animais
➥ Pré-candidato a governador discute causa animal na Apipa
➥ Amor & Patinhas: ação incentiva adoção de animais carentes
➥ Rabito: cãozinho com carcinoma pede ajuda para cirurgia
➥ Ajude o Cabo Queiroz: gatinho internado com o fêmur fraturado
➥ Ajude o Gerald! Gatinho pede apoio para tratamento de câncer
➥ Ajude salvar o Zeca! Cãozinho com erliquiose em estado grave
➥ Stallone: cãozinho vítima de crueldade pede ajuda
Ajude a Apipa - situação de emergência
➥ Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo
➥ S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo
➥ Natal Sem Fome: falta ração para os animais da Apipa
➥ Neste Natal, apadrinhe uma castração na Apipa
➥ Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro
➥ Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos
➥ Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise
➥ Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio
Solidarize-se com os animais da APIPA
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. ➥ Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA ➥ Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida
Como ajudar a APIPA
Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia ➥ Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4
Com informações da TV Clube