Florais para animais de estimação

Seu bichinho anda irritado ou triste? Essências podem ajudar. Para o tratamento de problemas emocionais, os florais para animais de estimação podem ser um auxílio.

Além de ser completamente natural e nada invasivo, os florais não possuem contraindicações, podendo também ser úteis para viagens, festas de ano novo e outros momentos estressantes para os pets, sem correr o risco de sedá-los com uma medicação forte. Apesar de existirem controvérsias quanto à eficácia dos florais, muitos veterinários e tutores já comprovaram os seus benefícios para a saúde mental dos animais de estimação. Vale ressaltar, no entanto, que os florais não substituem medicamentos veterinários. (Foto: CreativeCommons)

Na hora de sair, seja para o trabalho, para um passeio ou para uma viagem, observe seu bichinho. Sua carinha triste, seu rabinho baixo entre as pernas… Lá vai ele para debaixo da mesa, da cadeira ou outro cantinho qualquer. Chega a doer o coração só de olhar…


Essa é uma cena comum e diária. Basta você começar aquela movimentação de troca de roupas e sapatos, o ato de pegar bolsa ou a mala, preparando-se para sair de casa e pronto: a cena se repete e o animalzinho prevendo que ficará longe do seu tutor começa a demonstrar os sinais da sua insatisfação.


No fundo eles até sabem que você vai voltar, mas é tão difícil essa separação que muitas vezes eles deixam de se alimentar ou de beber água até que você volte. Outras vezes eles ficam tão ressentidos que parecem querer demonstrar que estão insatisfeitos mudando de atitude, praticando alguma traquinagem, destruindo um pé da cadeira, roendo um chinelo ou fazendo xixi bem no tapete da sala.


Homeopatia: a importância do tratamento em animais


Reações similares às do tutor


Vale a pena descobrir se o comportamento do seu animal de estimação tem algo a ver com seu modo de sentir ou agir. A sensibilidade e fidelidade deles podem se traduzir através de comportamentos, sentimentos, atitudes e reações muito parecidos com os do próprio tutor. Não são raras as vezes que o animal apresenta doenças semelhantes às do seu tutor.


Quando você está feliz e eufórico, repare que o seu bichinho parece compartilhar dessa alegria, saltitando e balançando o rabo num ritmo bem mais rápido que o normal.


Se, entretanto, você está tenso, preocupado ou triste, é provável que ele se mostre mais carinhoso só para lhe agradar ou simplesmente fique quietinho em um canto da casa, como um fiel amigo, sofrendo junto com você, como se essa atitude pudesse amenizar sua tristeza.


É muito importante que estejamos conscientes que os animais reagem em resposta à forma pela qual nos relacionamos com eles. Os tutores de animais costumam tratá-los de formas diferentes, dependendo de como eles os veem.


Enquanto alguns os tratam como filhos ou como um meio de obter atenção e prestígio, outros os tratam como um guardião protetor ou ainda como um companheiro que preenche o vazio da solidão.


A variação de humor do animal de estimação, o relacionamento dele com os outros animais ou com os seres humanos, a mudança de hábitos e as emoções demonstradas, como medo, raiva, indecisão e insegurança, podem ser resultado da maneira como ele é tratado ou de como ele é influenciado pelas reações do tutor.


Um bichinho que se mostra agressivo pode estar reagindo assim por vivenciar atitudes agressivas de seu tutor.



Aromaterapia para animais: conheça utilidades e benefícios


Respostas positivas


Para o tratamento de problemas emocionais, os florais para animais de estimação podem ser um auxílio. De modo geral, as pessoas respondem muito bem ao tratamento com florais. No entanto, as crianças e os animais são ainda mais sensíveis a esse tratamento, apresentando respostas muito positivas e mais rápidas.


Eles podem ser tratados com essências florais selecionadas de acordo com o temperamento e comportamento natural que apresentam, normalmente próprios da raça ou das características individuais do animal.


Essas essências visam equilibrar os distúrbios comportamentais dos bichinhos, mas devem ser associadas a outras essências que auxiliam no tratamento do estado de humor do animal. Ao tratarmos dos problemas do humor estaremos prevenindo possíveis desequilíbrios orgânicos - que muitas vezes podem ser o gatilho para o aparecimento de doenças.


Acupuntura veterinária oferece benefícios incríveis para animais


Algumas dicas de florais para animais de estimação


Você poderá pingar 4 gotinhas dos florais para animais de estimação na boca dele de 2 a 4 vezes ao dia ou pingar as 4 gotinhas na água que ele bebe diariamente. Pingue as 4 gotinhas cada vez que trocar a água da vasilha. O tratamento deverá durar por 30 dias.


Para um bichinho muito apegado, que se entristece só de ver o tutor se arrumar para sair, uma boa opção é utilizar uma fórmula dos florais de Bach com as essências Chicory e Willow.


Para os que vivem se lambendo e chega a machucar as patas por mordiscá-las frequentemente, a essência Crab Apple é a mais indicada, podendo ser usada junto com a essência White Chestnut, principalmente se o animal fica sozinho o dia todo.


Para os que se irritam ou se aborrecem com facilidade, não toleram a aproximação de outros animais ou de pessoas desconhecidas, a indicação mais adequada é da essência Beech.


Felicitamos a protetora Patrycia Sampaio, voluntária integrante da Diretoria da APIPA, por seu aniversário.

Veja post no Instagram


Conheça as caminhas para pets à venda na APIPA

Veja post no Instagram


Mostrando o Abrigo de Animais Carentes da APIPA


Adoção solidária: gatinha com pata amputada é adotada na APIPA


Urgente: ajude gatinha doente largada à porta da APIPA


Cãozinho Ziggy teve alta: ajude quitar débito pendente na clínica


Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente


APIPA felicita Jane Haddad pelo seu aniversário


Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes



Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergênciaAjude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamentoCastrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPAGuarda Responsável de Animais: assumindo uma vidaAPIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentenaAjude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemiaPandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: ➥ Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4

Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em TeresinaAJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA


Com informações do Terra