top of page

Estônia aprova proibição da criação de animais para a indústria de peles

Atualizado: 3 de jul. de 2021

A nova lei é resultado de campanhas pelos direitos animais, de organizações como HSI e PETA, e do aumento da oposição dos estonianos com relação à crueldade que representa tal atividade econômica.

Humane Society International: 'parabenizamos grupos locais de bem-estar animal por seus anos de campanha para garantir a proibição'. (Foto: Reuters / Scanpix)

A Estônia aprovou, nesta semana, um projeto de lei que proíbe a criação de animais para a indústria de peles. O resultado da votação não foi melhor do que o esperado, mas os defensores dos animais saíram vitoriosos por uma diferença de nove votos. Após a lei ser sancionada, quem atua no ramo terá até janeiro de 2026 para se adaptar à proibição.


A nova lei é resultado das campanhas de ativistas e organizações, como HSI e PETA, e do aumento da oposição à criação de animais com essa finalidade entre os estonianos. Em 2016, 69% da população já era contra a atividade. Já em 2020, uma pesquisa realizada pelo grupo de direitos animais Loomus revelou que esse percentual subiu para 75%.


No país, as maiores vítimas dessa indústria são raposas e visons. “Nós comemoramos com a Estônia hoje. É o primeiro país báltico a proibir a criação de animais para a indústria de peles. Parabenizamos grupos locais de bem-estar animal por seus anos de campanha para garantir a proibição”, declarou a diretora executiva da Humane Society International (HSI), Claire Bass.


De 2015 a 2018, o número de fazendas que criam animais para a indústria de peles caiu de 41 para 25 na Estônia. Além disso, de acordo com o grupo de direitos animais Loomus, a maior fazenda dedicada a essa atividade na Estônia – que mantinha 160 mil animais – estava vazia em fevereiro deste ano.


Vale lembrar que a cada ano cresce na Europa o número de países proibindo a criação de animais com essa finalidade. Desde 2020, a pandemia de covid-19 também tem mostrado como a indústria de peles favorece a um potencial cenário de disseminação de doenças zoonóticas, o que pode ser tão prejudicial para os humanos quanto para os animais.



Animais explorados pela indústria de pelos contraíram covid-19


De acordo com um levantamento da organização Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA), publicado em fevereiro deste ano, visons já tinham contraído covid-19 em 11 países que investem na indústria de peles.


Ou seja, são as condições às quais esses animais são submetidos para atender a demanda da indústria de peles que já levaram países como Canadá, Dinamarca, França, Grécia, Itália, Lituânia, Holanda, Polônia, Espanha, Suécia e EUA a registrarem surtos da doença em fazendas de criação de visons.


O novo coronavírus se espalha com facilidade por essas instalações em que os animais são mantidos em gaiolas e ainda convivem com diversos indivíduos em ambientes muito estreitos. Por padrão, essa é a vida de cada vison criado em cativeiro até o dia de ser abatido e ter sua pele arrancada para atender a uma predileção de consumo.


Animais torturados em pequenas gaiolas. (Foto: Andrew Skowron)

Condições brutais de confinamento


“Não há espaço o suficiente. As condições em que são forçados a viver são imundas. Como resultado de estresse crônico, os animais em fazendas de peles recorrem à automutilação ou canibalismo”, revela a PETA.


E acrescenta: “animais feridos na indústria de peles geralmente não recebem cuidados veterinários. Não é nenhuma surpresa que essas condições horríveis levaram a um número crescente de países com surtos de covid-19 em visons. Essa nova ameaça mortal é mais uma razão pela qual a PETA e pessoas compassivas do mundo todo estão clamando pelo fim imediato do comércio global de peles.”


A Entidade destaca ainda que a única ameaça não é o novo coronavírus, mas uma grande variedade de patógenos que podem infectar visons, raposas e guaxinins. E são doenças com grande potencial zoonótico, ou seja, de infectar humanos.










Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Vegazeta

bottom of page