top of page

Estudo: pets reduzem estresse e ansiedade de crianças nas aulas virtuais

Atualizado: 15 de out. de 2021

A presença de animais de estimação pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento escolar das crianças durante o ensino à distância imposto durante a pandemia de Covid-19, é o que revela a pesquisa feita virtualmente pela Mars Petcare, com participação de professores e familiares de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos, no Brasil.

Pets reduzem o estresse das crianças na aprendizagem virtual. Diante de um cenário híbrido, com parte dos estudantes brasileiros retornando ao ensino presencial, mas com a continuidade de atividades online, a Mars Petcare realizou um estudo inédito para avaliar as percepções dos professores sobre os benefícios potenciais dos animais de estimação na sala de aula virtual. (Foto: AnipediaNet)

Uma pesquisa da Mars Petcare afirma que 79% dos professores notaram que seus alunos se sentem menos estressados na sala de aula virtual quando seu animal de estimação está por perto, e 83% dos entrevistados acham que a interação com o pet é importante para reduzir a ansiedade. O estudo avaliou as percepções dos profissionais de educação sobre os benefícios potenciais dos pets no ambiente online.


A empresa também apurou como os pais analisam os impactos positivos que a interação humano-animal (HAI) pode ter nas crianças durante o período da pandemia. Os dados mostram que 77% dos responsáveis disseram que o filho fica mais motivado quando seu animal de estimação está por perto durante o dia, e 76% acreditam que o pet ficou mais calmo agora que passa mais tempo com as crianças.


"Os pets têm ocupado um papel cada vez mais importante dentro das famílias, e a pandemia intensificou a relação com os tutores, principalmente pelas mudanças de hábitos que afetaram grande parte da população, incluindo as crianças", afirma Sheila Guebara, diretora de Assuntos Corporativos da Mars Petcare.


No âmbito escolar, o levantamento mostrou que a interação com animais de estimação ajuda as crianças a se relacionarem com seus colegas (68%); é boa para a saúde mental dos pequenos (73%); e ajuda no ensino (73%) quando eles têm a companhia do amigo pet.


Segundo a pesquisa, a maioria dos professores diz que passar o tempo com um animal de estimação aumenta os níveis de energia da criança (83%) e a motivação (81%) na sala de aula virtual. Eles também acham que as crianças se envolvem mais nas aulas quando seu pet está por perto (69%) e consideram mais fácil se concentrar nos trabalhos escolares (62%).


De acordo com o estudo, os pets ajudam a combater a solidão dos pequenos: 88% dos pais concordam que o animal de estimação ajuda o filho a se sentir menos sozinho. Os responsáveis dizem ainda que a interação com animais de estimação ajuda as crianças a se relacionarem com seus colegas (68%).


Um apoio emocional diário


Ainda conforme os dados levantados por esta pesquisa da empresa Mars Petcare, feita virtualmente com pais e professores que dão aula no Brasil para crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos de idade, tanto os pais (78%) quanto os professores (87%) concordam que a interação com animais de estimação deve ser usada nas atividades escolares, quando apropriado.


Outro levantamento, este realizado nos Estados Unidos e no Reino Unido, diz que os animais forneceram apoio emocional às crianças na pandemia. Mais de 83% dos pais disseram que o animal ajudou seus filhos a se sentirem menos solitários. Os pets também ajudaram a melhorar o desempenho acadêmico dos pequenos, de acordo com mais da metade dos pais, e 72% disseram que as crianças ficavam mais motivadas com o bichinho de estimação por perto.





Participe da 'Campanha Livro de Ouro' da Apipa



Produtos APIPA® - Promoção Especial


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.









Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Extra

Comments


bottom of page