top of page

Eleições 2022: escolha o candidato certo e vote pelos animais

Atualizado: 2 de out. de 2022

Eleitor brasileiro, exerça a sua cidadania de forma consciente. Este dia 02 de outubro é uma data bastante esperada e de extrema importância para a atual conjuntura política e para a democracia brasileira, pois teremos a oportunidade de exercer a nossa capacidade de transformar realidades por meio do voto. O Fórum Animal nos vem alertar para que fiquemos vigilantes, sabendo identificar os candidatos oportunistas que tentam se passar por defensores dos animais, pois é preciso repudiar esses abjetos enganadores do povo que não têm real compromisso com a causa animal.


PEDIDO DOS CACHORROS: "Você, animal humano, que não possui o nosso faro nem a nossa sensibilidade para detectar mentiras, precisa permanecer atento para não ser enganado este ano. Animais precisam ser atendidos com políticas públicas que lhes possam garantir o mínimo de dignidade. Contudo, para além da causa animal, outra coisa importante que se deve ter em mente, para o bem de todos, humanos e bichos, é conscientizar-se politicamente para eleger os candidatos comprometidos com os reais interesses do povo brasileiro. Assim, todos serão beneficiados." (Foto: Fórum Animal)

Exerça a sua cidadania de forma consciente. Neste domingo, faça a sua parte e vote pensando no bem de todas as espécies. Este dia 02 de outubro é uma data bastante esperada e muito importante para a democracia brasileira, pois teremos a oportunidade de exercer um dos maiores poderes que temos, que é a nossa capacidade de transformar realidades por meio do voto. O direito ao voto é a nossa garantia de participar do processo democrático. Ter o poder de escolher representantes é um direito adquirido, mas também uma enorme responsabilidade político-social. Lembremos que é preciso ter consciência política, pois sabemos que as escolhas individuais impactam diretamente nas vidas humanas e não humanas. O nosso voto representa o compromisso que temos com a coletividade.



Um dos alicerces da democracia é a participação política do povo no processo eleitoral. Um povo consciente e participativo reivindica as mudanças e as acompanha, visando a ampliação de direitos fundamentais para todos os seres sencientes, sem distinção de espécie.


Lembre-se que não será permitido acessar a cabine de votação portando smartphone (celular) e outros dispositivos. Leve os números e nomes dos candidatos anotados em papel. Boa votação!



Ajude a Apipa


O calendário para as eleições de 2022 já foi definido e divulgado pelo Supremo Tribunal Eleitoral (TSE). O próximo pleito eleitoral elegerá o novo presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.


A nossa recomendação ao eleitor é que fique vigilante para identificar e repudiar os candidatos que pretendem flertar com a proteção animal, mas que só querem utilizar os animais como palanque eleitoral para obtenção de votos, sem que tenham o devido compromisso com a causa. Esses oportunistas, via de regra, no dia seguinte às eleições já não se lembram mais do que foi prometido durante a campanha eleitoral. Para o bem dos animais, é preciso repudiá-los.


Qual o compromisso do seu candidato com a causa animal?


O Fórum Animal vem implementando uma campanha com o objetivo de elevar o nível de consciência dos políticos para a causa animal, propondo aos pré-candidatos uma pauta mínima animalista, com demandas que evocam a atenção e o compromisso daqueles que pretendem se lançar a cargos no legislativo, especialmente levantando a bandeira da proteção animal integral. Cuidar dos animais é cuidar da saúde das comunidades humanas e do meio ambiente.


É importante notar, sobretudo, que é dever de todo eleito, independente de suas afeições ao tema, manter-se atualizado e motivado a atender aos interesses da comunidade que o elegeu, a qual deve representar dignamente em seu mandato parlamentar. Seguindo esse preceito, é importante reconhecer que todos os animais, independentemente da espécie, necessitam de políticas públicas que os considerem e beneficiem.


A médica veterinária e ativista da causa animal, Carla Sássi, também integrante do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), fala sobre a importância de se ficar alerta com relação aos candidatos nestas eleições de 2022 (vídeo).



Para obter mais informações:


Programas educativos com a temática Meio Ambiente, Bem-Estar dos Animais e Saúde Coletiva


Os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal devem apresentar propostas para implantação de programas educativos para a conscientização da sociedade, que incluam a temática Meio Ambiente, Bem-Estar dos Animais e Saúde Coletiva.


Pela sua concepção básica, a proteção animal estabelece um grau de importância elevado da educação para a mudança de comportamento daqueles que serão os cidadãos com responsabilidade sobre a guarda dos seus animais de estimação e também com compromissos da manutenção de um meio ambiente equilibrado. Os programas educativos devem ultrapassar as barreiras da educação formal. Vivemos em uma sociedade que não conhece a grave situação que envolve os animais não humanos e que raramente se faz a conexão que o desequilíbrio ambiental, mesmo distante dos nossos olhos, possui efeitos consideráveis em nossa vida.


Nas teorias do biólogo chileno Humberto Maturana (1928-2021), “cada ser vivo tem uma organização que o define, o modo como ele se configura”. Ou seja, cada ser vivo tem suas características e comportamentos e alterar sua condição primária de existência, por exemplo, o confinamento, o transforma em não mais aquele ser vivo original. Temos um espectro do que um dia foi aquela espécie e não mais a espécie.


E ele ainda vai além. Reforça que sem cooperação e alteridade não existirá futuro. E a educação ambiental, a educação humanitária em bem-estar animal e também a educação para a guarda responsável devem primordialmente enfatizar esta premissa.



Saiba identificar os verdadeiros candidatos defensores dos animais


E você, sabe como fazer para identificar os candidatos mais qualificados a defender os reais interesses dos animais? Para não ser enganado por políticos oportunistas, aqueles falsos protetores, inomináveis enganadores do povo que fazem da causa animal palanque eleitoral cujo único objetivo é a 'fácil obtenção de votos', conheça as dicas disponibilizadas pelo Fórum Animal (link abaixo).



16 de setembro - prazo de adesão à Pauta Mínima Animalista


Se você é candidato a algum cargo legislativo ou quer que seu candidato se comprometa com políticas públicas para os animais, agora é a hora. No dia 16 de setembro encerra-se o prazo para adesão à Pauta Mínima Animalista proposta pelo Fórum Animal.


O documento possui 14 temas centrais que visam debater os principais desafios para garantir a proteção de um grupo amplo e diverso de animais. Animal é compromisso político real e sério.


O candidato interessado deve acessar a página da Frente Legal Animalista para conhecer o conteúdo da Pauta Mínima Animalista e baixar (download) o Termo de Adesão, que deverá ser devidamente preenchido, registrado em cartório e enviado ao Fórum Animal através do e-mail: frenteanimalista@forumanimal.org




Imagem: Fórum Animal

Fiquem alerta aos enganadores do povo


Protetores e eleitores em geral, escolham com consciência, acompanhem o trabalho, as propostas e o histórico dos candidatos. É preciso ter cuidado para saber identificar os políticos mentirosos que tentam enganar o povo com falsas promessas. Lembrando que não há resultados imediatos para problemas complexos e multifatoriais. A causa animal é coisa muito séria.


Propostas que visam beneficiar os animais não podem ser feitas apenas em período eleitoral para obtenção de votos e apoio público. Os animais não humanos, a sociedade civil e a sociedade protetora de animais merecem mais: mais compromisso e reconhecimento dos interesses e necessidades reais dos animais.


Vote consciente, vote pelos animais!




Concorra a um MEGA PRÊMIO por apenas R$ 5,00









Campanha: coleta de doações para o abrigo da Apipa



ANIMAIS VIVENCIAM INSEGURANÇA ALIMENTAR - VEJA COMO AJUDAR



Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com








Ajude a Apipa - situação de emergência








Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).

Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4

bottom of page