top of page

DPMA prende homem cruel e salva filhote de cão em Teresina

Um homem perverso, torturador sádico que diariamente espancava um filhotinho de cachorro que era mantido sob sua tutela, foi preso pela Polícia Civil e conduzido à Central de Flagrantes de Teresina. O indefeso cachorrinho foi resgatado pela DPMA e encaminhado a um lar de proteção temporário.

Momento em que o cãozinho é resgatado por policiais civis. Indignados, vizinhos gravam vídeo e denunciam o caso à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em Teresina. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Um homem de 46 anos, identificado apenas pelas iniciais C.B.S., foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (17), suspeito de submeter um filhote de cachorro a maus-tratos. A prisão ocorreu por volta das 6h, no bairro Nova Brasília, zona Norte de Teresina. Veja reportagem da TV Cidade Verde (vídeo).



De acordo com o delegado Emir Maia, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), o homem agredia o animal diariamente, em sua residência. Um vídeo com as imagens que comprovam os atos de crueldade foi repassado à autoridade policial por vizinhos que testemunharam as ações criminosas atentadas contra o cãozinho indefeso.


“Nós recebemos um vídeo de alguns protetores dando conta de que esse cachorrinho era quase que diariamente espancando por seu tutor, pela manhã e à noite, quando ele voltava do trabalho”, relata o delegado Emir Maia.


Ainda segundo o delegado da DPMA, o suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina. Ele deverá responder pelo crime de maus-tratos a animais.


O filhote de cachorro resgatado nesta ação da DPMA deve ficar abrigado em um lar de proteção temporário, na capital, até que seja liberado para adoção.


Denunciar é um ato de cidadania e de solidariedade ao animal vitimado. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Crime contra animais


Maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal 14.064/20, que entrou em vigor em setembro de 2020, aumentou as penas para quem praticar maus-tratos a cães e gatos. A nova norma estabelece punição que vai de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e a proibição de guarda de novos pets. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.



Denunciar maus-tratos em Teresina - PI


DPMA - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina

Telefone (86) 99449-2387


BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental

Av. Duque de Caxias, 3520, Primavera II, Zona Norte de Teresina

Telefones (86) 3225-2748 / 3223-7221 / 3225-2684


DE - Delegacia Eletrônica (online)

Clique no link: dv.pc.pi.gov.br


As denúncias também podem ser feitas em qualquer delegacia de polícia. Denunciar é um ato de cidadania e de solidariedade ao animal vitimado. Faça a sua denúncia. Os animais agradecem!

 






Ajude a Apipa - situação de emergência


Produtos APIPA® - Promoção Especial


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.







Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4



Com informações do Cidadeverde.com

bottom of page