top of page

Documentos importantes que o pet deve ter

Seja para traçar o histórico de saúde ou viabilizar viagens, alguns registros se tornam cada vez mais indispensáveis e fundamentais para os tutores de pets. Saiba quais são eles.


Os documentos de um pet podem facilitar a vida dos tutores em diversos momentos, sendo exigidos em algumas situações, como em viagens, também são importantes em disputas judiciais de guarda e em casos de desaparecimento dos animais. (Foto: Veronika Jorjobert / CreativeCommons)

A adoção de um pet requer muita responsabilidade por parte do tutor. Um dos compromissos que deverá ser firmado é quanto à garantia de documentos referentes ao animal, com informações sobre guarda, saúde e histórico dele.


Isso mesmo: cada bicho deve ter os seus devidos registros, que são fundamentais para viagens nacionais e internacionais ou para comprovar a titularidade do responsável, por exemplo, em disputas de guarda.


Se você não sabia disso, não se preocupe. Reunimos aqui os principais documentos importantes que o seu pet deve ter. Confira:


Carteira de vacinação


Este talvez seja o principal documento de um pet. É nele que fica comprovado quais vacinas e vermífugos o bicho recebeu, as datas e marcas das aplicações e a indicação de procedimentos futuros.


Geralmente, a carteira de vacinação é emitida no momento da primeira dose da primeira vacina ou do vermífugo. Cães e gatos podem ser vermifugados entre os 15 e 30 primeiros dias de vida e vacinados já com 45 dias.


Certidão de nascimento


Os tutores podem registrar os seus pets em alguns cartórios do Brasil e receber um documento com seu nome e sobrenome, data de nascimento e informações sobre raça, cor, pelagem e imunizações.


O registro é válido em todo o Brasil e comprova a relação entre pet e tutor diante de qualquer questionamento jurídico. Ele também pode ser utilizado em casos de roubo ou desaparecimento, bem como em disputas durante divórcio – o que facilita as decisões judiciais sobre a guarda.


Contudo, a adesão do serviço ainda é facultativa e não são todos os cartórios que o oferecem e o valor varia de acordo com o órgão emissor.


Passaporte e CVI


Emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos é um documento oficial obrigatório para o transporte de pets em território nacional e em alguns países internacionais.


O passaporte é emitido nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), localizadas em aeroportos, aduanas especiais, portos, fronteiras ou nas Superintendências Federais de Agricultura dos Estados. Para obtê-lo, é obrigatória a identificação eletrônica do animal – o microchip.


Uma vez emitido – de forma gratuita –, o passaporte só precisará ser validado a cada viagem.


Já para a emissão do Certificado Veterinário Internacional (CVI), é necessário preencher o Requerimento para Fiscalização de Animais da Companhia e apresentar alguns documentos, como a carteira de vacinação e um atestado de saúde do animal.


Hoje em dia, o CVI para alguns países (confira a lista aqui) pode ser emitido de forma virtual e gratuita e tem uma validade de 60 dias para o retorno ao Brasil. Para os demais, a emissão ainda é manual nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional.


Emita os documentos previamente à viagem, pois eles podem demorar de 30 a 120 dias para serem confeccionados e estarem prontos para uso. Além disso, informe-se quanto às regras solicitadas no país que pretende visitar, pois elas variam de lugar para lugar. Em alguns, por exemplo, o passaporte pode substituir o uso do CVI, além de ser aceito em todo o território nacional.


Microchip


O microchip é um item de identificação do animal que é implantado de forma subcutânea. Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que o chip funciona também como um GPS, mas a partir dele só é possível encontrar informações como raça, nome, idade, histórico de doenças e dados do tutor.


O item é importante para a realização da adoção responsável e facilita o contato com o tutor em casos de perda ou roubo do animal.


Além disso, o processo de instalação do chip é indolor e é feito através de uma seringa especial, como se fosse uma medicação. Seu tamanho é o mesmo, independente do porte do bicho e equivale a um grão de arroz, já o valor varia de acordo com a clínica e a localidade onde foi feito o procedimento.


Muitos países exigem a microchipagem para que o pet entre no país – é o caso dos Estados Unidos e os membros da União Europeia, por exemplo. Portanto, se você planeja viajar para algum destes lugares com o seu bicho, não deixe de realizar o procedimento com antecedência.


Atestado de óbito


Quem deseja cremar ou sepultar o seu pet falecido, deve emitir um atestado de óbito, que comprova a morte do animal e a sua causa. O documento é importante por uma questão de saúde pública, já que muitos bichos morrem por doenças contagiosas e, por isso, não podem ser sepultados.


Além disso, com estas informações à mão, as pessoas que farão o manejo dos bichos também poderão tomar os devidos cuidados e saberão do risco em permitir outros animais nas áreas em que o pet contaminado esteve.


O atestado de óbito pode ser emitido pelo médico responsável pelo seu pet – se ele faleceu em casa, qualquer médico-veterinário registrado no CRMV pode emitir o documento.


RGA - Registro Geral do Animal (cidade de São Paulo)


O RGA é um documento obrigatório por lei na cidade de São Paulo, SP, emitido pela própria prefeitura. Em novembro de 2021, o registro ganhou a sua versão eletrônica para fortalecer a política pública de proteção aos bichos.


O RGA é um documento obrigatório na cidade de São Paulo, e pode facilitar o acesso ao tutor do pet, em diversas situações. Por sua relevância como política pública direcionada a segurança e bem-estar animal, esse serviço deveria ser implantado em todo o país. (Imagem: Prefeitura de São Paulo)

O documento serve como uma carteira de identidade e pode ser emitido para cães e gatos acima de três meses de idade. Timbrado e numerado, o RGA apresenta, além dos dados do animal, as informações sobre o tutor.


Além disso, o pet registrado recebe uma plaqueta com o número do registro correspondente e deve usá-la permanentemente presa à coleira, o que facilita encontrar os tutores caso os bichos se percam na rua. Saiba mais sobre o RGA aqui.


O RGA (Registro Geral do Animal) é um importante serviço oferecido à população da cidade de São Paulo, sendo um exemplo de política pública para os animais. Por ser uma medida de extrema relevância para a segurança e bem-estar dos animais, poderia ser implantada em todo o país, por meio de legislação federal. Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!


Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!

Eleições 2022: escolha o candidato certo e vote pelos animais


Microchip para cachorro é útil? Como funciona?


 

Águas de Teresina notifica a Apipa por atraso em pagamento de conta de água. Ajude a Entidade a pagar este débito e manter o abastecimento de água em seu abrigo de animais carentes.

Mais informações no Instagram


OAB-PI lança campanha para arrecadar ração para abrigos de animais


Apipa inaugura seu Centro Clínico e Ambulatorial Veterinário


Amor & Patinhas: ação incentiva adoção de animais carentes


Apipa sofre para superar efeitos nefastos de crise financeira


Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com


Ajude o Cabo Queiroz: gatinho internado com o fêmur fraturado


Ajude o Gerald! Gatinho pede apoio para tratamento de câncer


Ajude! Estoque de RAÇÃO novamente ZERADO na Apipa


Ajude salvar o Zeca! Cãozinho com erliquiose em estado grave


Stallone: cãozinho vítima de crueldade pede ajuda


Estoque ZERADO: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS da Apipa


Ajude o Oliver: sofrido gatinho resgatado pela Apipa


Urgente: filhotes precisam de tapetes higiênicos na Apipa


Natalina: ajude cadelinha atropelada à véspera de Natal


Ajude! Cadela em estado deplorável é socorrida pela Apipa


Ajude a Apipa - situação de emergência

Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo

S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo


Feliz aniversário, protetora Isabel Moura


Natal Sem Fome: falta ração para os animais da Apipa


Ajude gatinho resgatado com as patas fraturadas


Neste Natal, apadrinhe uma castração na Apipa


Apipa completa 14 anos de fundação


Ajude: gatinho com graves lesões é internado para tratamento


Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro


Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos


Ajude! Cadelinha inicia tratamento de TVT


Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise


Produtos APIPA® - Promoção Especial

Veja no Instagram


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45

Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.

Novo post no Instagram


Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio


Conheça caminhas para pets à venda na APIPA - Instagram


Mostrando o Abrigo de Animais Carentes da APIPA


Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente



Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergênciaAjude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamentoCastrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPAGuarda Responsável de Animais: assumindo uma vidaAPIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentenaAjude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemiaPandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: ➥ Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4

Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em TeresinaAJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA


Com informações do Vida de Bicho

bottom of page