top of page

Dia Mundial Contra a Raiva alerta para importância da vacinação dos pets

Atualizado: 15 de out. de 2021

O 'Dia Mundial contra a Raiva' é celebrado em 28 de setembro. A data marca a importância de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença, que pode acometer todas as espécies de mamíferos, inclusive seres humanos.

Neste Dia Mundial de Luta contra a Raiva, a gente vem alertar sobre a importância de vacinar seu animal de estimação. (Foto: Fórum Animal)

Dentre as doenças infecciosas de origem viral, a raiva é a única que pode gerar uma encefalite aguda capaz de levar as vítimas a óbito em praticamente 100% dos casos.


No Brasil, a raiva é mais conhecida por quem tutela animal de estimação, por conta da vacinação anual. Vacinar os cães e gatos é a medida fundamental para o controle da doença no país. Esta zoonose pode acometer todas as espécies de mamíferos, inclusive seres humanos.


A raiva é uma zoonose causada por um vírus que infecta animais domésticos e selvagens. O contágio se dá normalmente pela mordida de animais infectados, mas também existe a possibilidade de se contrair a doença pelo contato da saliva do animal raivoso diretamente nos olhos, mucosas ou feridas.


Sintomas


O período entre o acidente com o animal infectado e o aparecimento dos sintomas é extremamente variável. Pode ser de alguns dias a até anos, com uma média de 45 dias, no homem. No cão, o período vai de 10 dias a 2 meses. Em crianças, existe tendência para um período de incubação menor que no adulto.


Os sintomas são parecidos com os da gripe, incluindo fraqueza geral, desconforto, febre ou dor de cabeça. Mas na medida em que a doença avança, ocorrem alucinações, espasmos musculares involuntários e paralisia leve ou parcial, que pode levar o paciente à morte.


Prevenção


Atualmente, a segurança e a eficácia das vacinas para pessoas e animais são uma das estratégias mais importantes para o controle da raiva. Por isso, animais domésticos devem ser vacinados anualmente contra a doença.


Caso uma pessoa seja agredida por um animal, deve lavara o ferimento abundantemente com água e sabão e passar um antisséptico. Mas isso não é o suficiente. É fundamental procurar assistência médica e informar os detalhes do acidente ao profissional de saúde, como: se o animal é domiciliado ou de rua e o local do acidente, entre outras informações relevantes.


O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacina e soro antirrábico para tratamento da doença.


Dia Mundial da Raiva - 28 de setembro


A data de 28 de setembro foi escolhida em homenagem ao cientista, químico e bacteriologista francês, Louis Pasteur (1822-1895), quem produziu a primeira vacina contra a raiva, e marca o Dia Mundial de Luta contra a Raiva, promovido pela organização 'Aliança Global para o Controle da Raiva', com finalidade de conscientizar as comunidades sobre as consequências da raiva humana e animal, e explicar a maneira de preveni-la.


Vacinação antirrábica em Teresina - Campanha 2021


Até o momento da publicação deste artigo, a vacinação antirrábica para os cães e gatos domiciliados na capital continua indefinida. De acordo com informações da Prefeitura, não há datas prevista para a aplicação do imunizante em Teresina.


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou ao portal GP1 que não realizou o 'Dia D' da campanha de vacinação antirrábica no sábado, dia 25 de setembro, por falta de seringas para a aplicação do imunizante nos cães e gatos domiciliados em Teresina.


O Órgão ainda informou que só vai definir as datas da vacinação para os animais da capital piauiense quando receber os insumos necessários, alegadamente em falta. A FMS não deu detalhamentos acerca dos motivos que levaram à falta dos insumos.



 

Adote um gatinho do abrigo da Apipa (vídeo)



 

Nova campanha da Apipa


Produtos APIPA® - Promoção Especial


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.









Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações da BVS

Comments


bottom of page