Cuidados essenciais de higiene com os objetos dos pets e com a casa

Manter os potes de água e comida, as caminhas e os brinquedos dos animais limpos ajuda a evitar problemas de saúde, tanto nos pets quanto nos tutores. Outro cuidado importante é com relação à limpeza do ambiente, que deve ser feita de forma segura para não prejudicar os animais.

Conheça 3 cuidados fundamentais com os objetos dos animais. Outro cuidado, a professora Thais Mota explica como fazer a limpeza da casa de forma segura. (Fotos: DogTime / Carson Ganci / RSPCA / Shutterstock)

Já conhecemos os cuidados que devemos ter com a higiene dos animais, como dar banhos regularmente e escovar os pelos e os dentes, além de estar sempre com a medicação contra vermes e parasitas em dia para mantermos os nossos amiguinhos peludos saudáveis. Mas existem outras providências que se deve tomar com relação aos hábitos que conduzem ao bem-estar e à saúde dos animais. O que muita gente não percebe é que esses cuidados não devem ser feitos apenas com o animal em si. A higiene, para ser completa, deve estender-se também aos objetos dos pets.


Destacamos 3 cuidados fundamentais com os objetos dos animais que vão ajudar a manter o bem-estar e a saúde dos peludos e também de toda a família.


1. Potes de comida e água


Assim como nós sempre lavamos nossos copos, pratos e talheres, a limpeza dos potes de comida e água dos pets também deve ser feita com bastante frequência. Sempre que comem e bebem água, os cachorros acabam deixando um pouco de saliva nos potes, e isso propicia a proliferação de bactérias que podem causar problemas de saúde nos animais e até nos tutores.


Além disso, como na maioria dos casos, esses potes ficam no chão e diversos insetos podem ter acesso a eles com bastante facilidade. Por isso também é importante sempre trocar a água dos potes e nunca deixar a comida ali exposta por muito tempo.


Lembre-se de separar os materiais de limpeza, como esponja e panos, que for usar para lavar e limpar os potes dos cães e gatos.


2. Caminhas, panos e almofadas


Pensando no conforto dos animais, muitos tutores providenciam caminhas, almofadas ou paninhos para os cães e gatos dormirem mais aconchegados. Não existe nenhum problema nisso, contanto que esses itens também estejam sempre limpos.


Além de acumular pelos, baba do animal, resquícios de comida e até ovos de pulgas, as caminhas, almofadas e paninhos podem esconder também outras sujeiras e parasitas que podem causar alergias e problemas de saúde nos animais.


Para evitar problemas e manter tudo limpinho, o ideal é lavar e deixar secar muito bem todos esses itens, com regular frequência.


3. Brinquedos


Nós recomendamos sempre trocar os brinquedos dos animais que já têm algum tempo de uso. Isso é necessário tanto para que eles não enjoem do brinquedo quanto por conta dos perigos que itens velhos podem trazer aos pets.


É importante enfatizar, porém, que a troca dos brinquedos deve ser feita também para manter a higiene, evitar a proliferação de bactérias e fungos e, consequentemente, problemas de saúde nos animais e humanos que costumam manusear esses brinquedos, que também devem ser lavados e limpos com frequência para evitar contaminações e manter sua durabilidade.


Como fazer a limpeza da casa que tem animais


Quem tem animal de estimação sabe que é importante cuidar do bichinho e ficar atento à saúde dele para que a relação continue saudável. Porém, entre os cuidados necessários, a limpeza do local onde os pets ficam deve ter atenção redobrada dos tutores. Veja reportagem da TV Tem (vídeo).



De acordo com a professora de Química Thais Mota de Souza, de Itapetininga (SP), para prevenir doenças e outros problemas de saúde, principalmente em casas onde os animais circulam na área interna, quatro produtos são essenciais para garantir a higienização correta: água, detergente neutro, álcool e vinagre branco.


”O vinagre branco é um ácido fraco. Então, tem a capacidade de tirar todas as impurezas da superfície. Ele, combinado com o álcool, água e detergente neutro, são capazes de garantir a limpeza do local onde o animal vive, sem prejudicar a sua saúde”, explica Souza.


Ainda segundo a professora, os animais são mais sensíveis aos produtos usados na limpeza da casa, por isso, algumas substâncias devem ser evitadas para não afetar a saúde dos bichinhos.


"Os produtos à base de cloro, como a água sanitária, aqueles à base de peróxido, como a água oxigenada, e os que contêm amônia em sua composição devem ser evitados pela característica corrosiva que eles apresentam. Eles podem ser prejudiciais aos animais", orienta Thais.


Limpeza correta


Para garantir a limpeza sem prejudicar a saúde dos animais de estimação, Thais ensina uma receita simples utilizando apenas água, detergente neutro, álcool 70% e vinagre branco. Você vai precisar de (atenção à quantidade dos ingredientes):

  • 1 litro de água;

  • 100 ml de vinagre branco;

  • 50 ml de álcool 70%;

  • detergente neutro (colocar aos poucos, pois este item pode fazer muita espuma).


Basta misturar todos os ingredientes e, com o auxílio de um pano de chão e um rodo, é só passar na área onde o animal vive para garantir a higiene do local.


“Essa mistura também pode ser usada para limpar o carpete ou o sofá, porém, neste caso, o indicado é substituir o detergente por bicarbonato de sódio, porque ele vai eliminar odores”, conclui a professora.


Urgente! Falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo da APIPA


Rifa beneficente para ajudar a APIPA - dia 30 de junho


Cãozinho Ziggy: piora da enfermidade demanda cirurgia urgente


Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente


Venha ajudar a APIPA! Falta RAÇÃO e demais itens básicos para manutenção do abrigo


Participe: siga empresa no Instagram e APIPA ganha doação


APIPA felicita Jane Haddad pelo seu aniversário


Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes



Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergênciaAjude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamentoCastrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPAGuarda Responsável de Animais: assumindo uma vidaAPIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentenaAjude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemiaPandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: ➥ Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4

Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em TeresinaAJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA


Com informações do Portal do Dog e TV TEM