top of page

Cuidados essenciais de higiene com objetos dos pets e casa

Manter os potes de água e comida, as caminhas e os brinquedos dos animais limpos ajuda a evitar problemas de saúde, tanto nos pets quanto nos tutores. Outro cuidado importante é com relação à limpeza do ambiente, que deve ser feita de forma segura para não prejudicar os animais.

Conheça 3 cuidados fundamentais com os objetos dos animais. Outro cuidado, a professora Thais Mota explica como fazer a limpeza da casa de forma segura. (Fotos: DogTime / Carson Ganci / RSPCA / Shutterstock)

Já conhecemos os cuidados que devemos ter com a higiene dos animais, como dar banhos regularmente e escovar os pelos e os dentes, além de estar sempre com a medicação contra vermes e parasitas em dia para mantermos os nossos amiguinhos peludos saudáveis. Mas existem outras providências que se deve tomar com relação aos hábitos que conduzem ao bem-estar e à saúde dos animais. O que muita gente não percebe é que esses cuidados não devem ser feitos apenas com o animal em si. A higiene, para ser completa, deve estender-se também aos objetos dos pets.


Destacamos 3 cuidados fundamentais com os objetos dos animais que vão ajudar a manter o bem-estar e a saúde dos peludos e também de toda a família.


1. Potes de comida e água


Assim como nós sempre lavamos nossos copos, pratos e talheres, a limpeza dos potes de comida e água dos pets também deve ser feita com bastante frequência. Sempre que comem e bebem água, os cachorros acabam deixando um pouco de saliva nos potes, e isso propicia a proliferação de bactérias que podem causar problemas de saúde nos animais e até nos tutores.


Além disso, como na maioria dos casos, esses potes ficam no chão e diversos insetos podem ter acesso a eles com bastante facilidade. Por isso também é importante sempre trocar a água dos potes e nunca deixar a comida ali exposta por muito tempo.


Lembre-se de separar os materiais de limpeza, como esponja e panos, que for usar para lavar e limpar os potes dos cães e gatos.


2. Caminhas, panos e almofadas


Pensando no conforto dos animais, muitos tutores providenciam caminhas, almofadas ou paninhos para os cães e gatos dormirem mais aconchegados. Não existe nenhum problema nisso, contanto que esses itens também estejam sempre limpos.


Além de acumular pelos, baba do animal, resquícios de comida e até ovos de pulgas, as caminhas, almofadas e paninhos podem esconder também outras sujeiras e parasitas que podem causar alergias e problemas de saúde nos animais.


Para evitar problemas e manter tudo limpinho, o ideal é lavar e deixar secar muito bem todos esses itens, com regular frequência.


3. Brinquedos


Nós recomendamos sempre trocar os brinquedos dos animais que já têm algum tempo de uso. Isso é necessário tanto para que eles não enjoem do brinquedo quanto por conta dos perigos que itens velhos podem trazer aos pets.


É importante enfatizar, porém, que a troca dos brinquedos deve ser feita também para manter a higiene, evitar a proliferação de bactérias e fungos e, consequentemente, problemas de saúde nos animais e humanos que costumam manusear esses brinquedos, que também devem ser lavados e limpos com frequência para evitar contaminações e manter sua durabilidade.


Como fazer a limpeza da casa que tem animais


Quem tem animal de estimação sabe que é importante cuidar do bichinho e ficar atento à saúde dele para que a relação continue saudável. Porém, entre os cuidados necessários, a limpeza do local onde os pets ficam deve ter atenção redobrada dos tutores. Veja reportagem da TV Tem (vídeo).



De acordo com a professora de Química Thais Mota de Souza, de Itapetininga (SP), para prevenir doenças e outros problemas de saúde, principalmente em casas onde os animais circulam na área interna, quatro produtos são essenciais para garantir a higienização correta: água, detergente neutro, álcool e vinagre branco.


”O vinagre branco é um ácido fraco. Então, tem a capacidade de tirar todas as impurezas da superfície. Ele, combinado com o álcool, água e detergente neutro, são capazes de garantir a limpeza do local onde o animal vive, sem prejudicar a sua saúde”, explica Souza.


Ainda segundo a professora, os animais são mais sensíveis aos produtos usados na limpeza da casa, por isso, algumas substâncias devem ser evitadas para não afetar a saúde dos bichinhos.


"Os produtos à base de cloro, como a água sanitária, aqueles à base de peróxido, como a água oxigenada, e os que contêm amônia em sua composição devem ser evitados pela característica corrosiva que eles apresentam. Eles podem ser prejudiciais aos animais", orienta Thais.


Limpeza correta


Para garantir a limpeza sem prejudicar a saúde dos animais de estimação, Thais ensina uma receita simples utilizando apenas água, detergente neutro, álcool 70% e vinagre branco. Você vai precisar de (atenção à quantidade dos ingredientes):

  • 1 litro de água;

  • 100 ml de vinagre branco;

  • 50 ml de álcool 70%;

  • detergente neutro (colocar aos poucos, pois este item pode fazer muita espuma).


Basta misturar todos os ingredientes e, com o auxílio de um pano de chão e um rodo, é só passar na área onde o animal vive para garantir a higiene do local.


“Essa mistura também pode ser usada para limpar o carpete ou o sofá, porém, neste caso, o indicado é substituir o detergente por bicarbonato de sódio, porque ele vai eliminar odores”, conclui a professora.


 

Amigos, estamos cuidando de um cãozinho que precisa de cirurgia para remoção de tumor (carcinoma) na cavidade oral. Veja como ajudar:



Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!






Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com








Ajude a Apipa - situação de emergência









Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Portal do Dog e TV TEM

bottom of page