Cuidados com felinos: já pensou ter um gato como melhor amigo?
A médica veterinária Ana Gabriela Moura explica os cuidados que os gatos precisam. Jovem supera trauma com ajuda de gato e faz tatuagem em homenagem ao amigo felino. E você, já pensou em ter um gato como melhor amigo? Veja como lidar com este animal independente e vaidoso.

Mesmo independentes, gatos são ótimas companhias e precisam de carinho, cuidados e uma atenção especial. Diferente dos cães, que são mais apegados a seus tutores, os gatos são animais mais independentes e escolhem a hora e o local que desejam receber carinho. Esse seu jeito peculiar de ser às vezes até assusta, mas faz parte da personalidade do bicho.
Assista ao vídeo / TV Clube
A estudante Clara Diniz tem uma história especial com esses animais. Ela explica que ter a companhia de um animal de estimação ajudou a superar o luto. “Eu namorava uma pessoa que faleceu. E ela surgiu na minha vida como uma companhia. Naquele momento ela foi minha companhia, minha psicóloga, uma amiga e tudo o que eu precisava naquele momento”, conta.
Para a médica veterinária Ana Gabriela Moura, o gato ainda conserva muito do seu instinto primitivo e ainda se considera um caçador. Por esse motivo é importante ter cuidado ao lidar com o bichinho. “Eles escolhem quando e onde querem receber carinho. Tem pontos estratégicos que o gato gosta que o dono pegue e isso depende de cada felino, por isso, é importante que o dono seja atento e identifique esses momentos em que o gato demonstra que quer carinho”, explica.
Para a veterinária, o cuidado deve ir além do carinho e, para uma boa convivência, é importante que o tutor se preocupe com a saúde do animal, alimentação e demais cuidados básicos. “As pessoas acham que pelo gato ter essa característica mais independente não precisa ter um cuidado com as vacinas, mas isso é um mito e é necessário vacinar o gato contra todas as viroses que o animal possa ter, além de levá-lo constantemente ao veterinário”, informa.
Segundo a vendedora Fátima Leite, até para os tutores de primeira viagem, existem materiais básicos para o cuidado com o felino. “É um kit básico para o felino. Nele é incluso a bandeja higiênica, a pazinha, a areia e brinquedos para que o animal possa se exercitar”, diz ela.
Alguns cuidados essenciais que os gatos precisam
Normalmente, os gatos dormem a maior parte do tempo e vivem ronronando pelos cantos. Mas nada disso quer dizer que não estejam nem aí para você. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, eles adoram receber atenção. O jeito de ser dos felinos não se compara ao comportamento dos cachorros, pois são pets com personalidades bem diferentes, mas, a seu modo, eles também podem ser muito apegados ao tutor.
Diferentemente do que ocorre com os cães, você não tem muito domínio sobre a rotina dos gatos, mas, como é de sua natureza, eles se adaptam aos horários da casa. Os felinos também dispensam passeios diários. Porém, precisam de outros cuidados básicos, como você verá a seguir.
Higiene
Via de regra, você não precisa ensinar um gatinho onde fazer cocô nem xixi. Por instinto, ele irá direto para a caixa de areia e, depois, enterrará a sujeira. Nem por isso sua casa ficará livre de odores desagradáveis, isto é, se você não mantiver a caixa limpa.
Alimentação
A ração deve ser específica para gatos e ficar sempre à disposição dele. E saiba: aquele pratinho de leite das histórias infantis pode ser dispensado. Até porque alguns gatos não digerem bem esse alimento e ficam, isso sim, com uma baita diarreia. Água, por sua vez, deve ser oferecida em abundância e em recipientes largos. Gatos odeiam encostar o bigode nas laterais da vasilha!
Vacinas
Como todo animal de estimação, os gatos não devem perder as consultas periódicas ao veterinário, muito menos ficar com a vacinação em atraso.
Aos tutores de primeira viagem
Aqui listamos algumas dicas para quem nunca cuidou de um gato e quer manter seu novo companheiro saudável:
Gatos lixam as unhas, especialmente se não estiverem bem aparadas. E para isso arranham pés de sofá, de mesa… Você evitará estragos na mobília se deixar por perto um pedaço de tronco ou arranhadores especiais, vendidos em pet shops.
Evite grandes mudanças – de decoração ou de endereço. O gato é territorialista por natureza e reage mal quando seu ambiente é totalmente modificado.
Ele se esconde nos locais mais inusitados. Assim, não leve um susto se um dia encontrá-lo em gavetas, sob a sua cama ou em cima do guarda-roupa – até porque ele gosta de vigiar o tutor de locais altos.
Você pode impedir as escapadas noturnas instalando telas nas janelas ou castrando o bichano – aí, ele não irá buscar parceiros nas ruas.
Nunca faça comparações com o cachorro. Cada um com seu temperamento.
Gato também precisa de prevenção contra parasitas
Como ajudar a APIPA
Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!
Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos
CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)
CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4
Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina
AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA
Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.
Com informações da TV Clube