Crime: pitbull abandonado morre de fome e sede em Teresina
Homem abandona imóvel e deixa cachorro pitbull no local para morrer de fome e sede. Conforme relatos de moradores, animal teria ficado preso na casa, situada na zona Norte de Teresina, por mais de um mês sem receber nenhuma assistência, ato de crueldade que resultou na morte do inocente. Caso é investigado pela DPMA, que já identificou o suspeito e vai intimá-lo a prestar esclarecimentos sobre o crime.

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), investiga um crime cruel de abandono de um cachorro da raça pitbull, encontrado morto em uma residência localizada no bairro Monte Verde, na zona Norte de Teresina. De acordo com relatos de vizinhos, o cão estaria abandonado no local há pelo menos um mês, sem receber comida e água, o que resultou em sua morte. Veja o que diz o delegado Emir Maia (vídeo).
Após denúncias, a DPMA instaurou inquérito policial para apurar as informações e conseguiu identificar a proprietária do imóvel e o inquilino (responsável pelo cão), que serão intimados e deverão prestar depoimento para esclarecimento dos fotos acerca deste terrível ato de crueldade praticado contra um animal.
"A equipe da delegacia se deslocou ao local, colheu algumas informações. Recebemos vídeos e áudios onde demonstram o cadáver do animal morto. A proprietária foi identificada bem como o inquilino que residia na residência e, de forma leviana, retirou o animal e limpou a casa, mas temos outros indícios de provas que corroboram a materialidade do delito”, declarou o delegado Emir Maia.
Os responsáveis pelo abandono e morte do cão, podem ser implicados judicialmente por maus-tratos a animais, crime que pode levar o infrator a cumprir até cinco anos de reclusão, com a possibilidade de aumento da pena pelo agravante da morte da vítima. Preocupado com as ocorrências de maus-tratos a animais, com números crescentes no Estado, o delegado Emir Maia faz um alerta à sociedade, especialmente aos tutores de animais.
“Não os abandone de forma voluntária, porque é crime, principalmente quando os donos viajam e os têm somente para a guarda. É necessário que o cão seja um animal bem cuidado, vacinado e que tenha sempre a sua disposição, alimentação, água e também carinho, pois o animal é um ser vivo”, enfatiza Emir Maia.
Nesta semana, além do crime bárbaro supracitado, a DPMA ainda apura outra situação envolvendo animal silvestre, um macaco-prego, flagrado em vídeo por populares, sendo transportado em um automóvel em ruas da zona Sul da capital. Assim como no caso do cão pitbull, a polícia também já conseguiu identificar o proprietário do veículo, que também será intimado a prestar depoimento e esclarecer os fatos (vídeo).
“Instauramos procedimento para apurar essa situação. Já temos a placa do veículo e estamos coletando as informações para identificar o proprietário e saber onde o macaco se encontra. Iremos intimar e ouvir essa pessoa, que pode responder pelo crime de captação ilegal de animal silvestre, e para diligenciarmos e tentar apreender o animal", conclui o delegado.
Faça a sua parte - denuncie os maus-tratos
Maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal 14.064/20 (Lei Sansão), que entrou em vigor em setembro de 2020, aumentou as penas para quem praticar maus-tratos a cães e gatos. A nova norma estabelece punição que vai de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e a proibição de guarda de novos pets. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.
Denunciar maus-tratos em Teresina - PI
DPMA - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente
Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina
Telefone (86) 99449-2387
BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental
Av. Duque de Caxias, 3520, Primavera II, Zona Norte de Teresina
Telefones (86) 3225-2748 / 3223-7221 / 3225-2684 / 190
DE - Delegacia Eletrônica (online)
Clique no link: dv.pc.pi.gov.br
As denúncias também podem ser feitas em qualquer delegacia de polícia. Denunciar é um ato de cidadania e de solidariedade ao animal vitimado. Faça a sua denúncia. Os animais agradecem!
➥ Barbárie: homem perverso mata cãozinho a pauladas no interior do Pará
➥ Abril Laranja: prevenção da crueldade contra animais
➥ OAB-PI lança campanha para arrecadar ração para abrigos de animais
Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!
Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!
➥ Eleições 2022: escolha o candidato certo e vote pelos animais
Águas de Teresina notifica a Apipa por atraso em pagamento de conta de água. Ajude a Entidade a pagar este débito e manter o abastecimento de água em seu abrigo de animais carentes.
➥ Mais informações no Instagram
➥ Apipa inaugura seu Centro Clínico e Ambulatorial Veterinário
➥ Amor & Patinhas: ação incentiva adoção de animais carentes
➥ Apipa sofre para superar efeitos nefastos de crise financeira
Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa
CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
➥ Ajude o Cabo Queiroz: gatinho internado com o fêmur fraturado
➥ Ajude o Gerald! Gatinho pede apoio para tratamento de câncer
➥ Ajude! Estoque de RAÇÃO novamente ZERADO na Apipa
➥ Ajude salvar o Zeca! Cãozinho com erliquiose em estado grave
➥ Stallone: cãozinho vítima de crueldade pede ajuda
➥ Estoque ZERADO: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS da Apipa
➥ Ajude o Oliver: sofrido gatinho resgatado pela Apipa
➥ Urgente: filhotes precisam de tapetes higiênicos na Apipa
➥ Natalina: ajude cadelinha atropelada à véspera de Natal
➥ Ajude! Cadela em estado deplorável é socorrida pela Apipa
Ajude a Apipa - situação de emergência
➥ Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo
➥ S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo
➥ Feliz aniversário, protetora Isabel Moura
➥ Natal Sem Fome: falta ração para os animais da Apipa
➥ Ajude gatinho resgatado com as patas fraturadas
➥ Neste Natal, apadrinhe uma castração na Apipa
➥ Apipa completa 14 anos de fundação
➥ Ajude: gatinho com graves lesões é internado para tratamento
➥ Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro
➥ Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos
➥ Ajude! Cadelinha inicia tratamento de TVT
➥ Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise
Produtos APIPA® - Promoção Especial
PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45
➥ Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes
Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.
➥ Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio
➥ Conheça caminhas para pets à venda na APIPA - Instagram
➥ Mostrando o Abrigo de Animais Carentes da APIPA
➥ Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente
Solidarize-se com os animais da APIPA
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. ➥ Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA ➥ Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida ➥ APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena ➥ Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária
Como ajudar a APIPA
Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia ➥ Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: ➥ Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4
➥ Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina ➥ AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA
Com informações do Cidadeverde.com