• Apipa

Conheça as vantagens de adotar um cão adulto

Atualizado: Mai 3

Filhotes são fofos, isso é fato. Mas filhotes são como bebês, precisam de muito cuidado, muita atenção e muita disciplina. São várias as vantagens de se adotar um animal já adulto.

Os cães Sem Raça Definida (SRD = vira-lata) são fiéis companheiros e encantam milhões de tutores por todo o Brasil. (Foto: Catraca Livre)

Ao adotar um cão, uma escolha que precisa fazer é sobre adotar um filhote, um adolescente ou um adulto. Nem sempre é uma decisão fácil, por isso vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de adotar cães em idades diferentes. Os filhotes são encantadores. São engraçados, bonitinhos e cheios de promessas. Mas filhotes, como todos os bebês, precisam de muito cuidado e atenção, se você espera que ele cumpra as promessas.


Filhotes demandam mais tempo


Quando você vai pegar um filhote, precisa garantir que terá tempo de cuidar dele e de ensinar coisas básicas como as regras da casa, o que pode e o que não pode (roer seus sapatos, por exemplo), bem como o lugar certo de fazer xixi. Aconselhamos tirar pelo menos 15 dias de férias no trabalho, pra poder dar conta dos primeiros momentos de um filhote em casa. Já o cão adulto é muito mais adaptável, não tem tanta necessidade de morder, não costuma ser tão destruidor e, provavelmente, já acerta o lugar do xixi.


Os cachorros adultos são emocionalmente maduros


Filhotes se transformam em adolescentes num piscar de olhos. Aquela bola de pelos que você levou pra casa vai se transformar em pernas, orelhas, focinho e energia, em quatro meses. A adolescência de um cachorro começa aos 6 meses de idade e dura até os 18 ou 36 meses de vida, dependendo da raça. Ou seja, logo logo o filhote vai virar um adolescente, e como todo bom adolescente, começa a fase de rebeldia. O filhote começa a "esquecer" o local do xixi, começa a roubar comida da mesa e outras coisinhas mais, principalmente se desejar chamar a atenção do tutor. Um cão fica maduro com 2, 3 anos de idade, ou seja, bem mais calmo. Cães pequenos tendem a amadurecer fisicamente mais rápido do que os grandes, mas todos os cães são mental e emocionalmente imaturos até que tenham pelo menos dois ou três anos de idade. Eles continuam precisando de treinamento, muito exercício e socialização, durante esse período de desenvolvimento.


Cães adultos são ótimos para tutores de primeira viagem


Se for o seu primeiro cão, ou se você não pode dedicar o tempo necessário ao treino, socialização e exercício que um filhote precisa, um cão adulto pode ser uma opção melhor pra você. Se não tem certeza, converse com pessoas que já estão criando filhotes ou tenham criado recentemente, para ter um quadro realista da situação. Se lidar com xixi de filhotes no tapete e marcas de dentes nos seus dedos do pé, por meses, parecer muito caótico pro seu gosto, adote um adulto.


Se nunca teve um cachorro, os adultos podem ser perfeitos para você. É preciso pulso firme pra educar um filhote, mantendo sempre a calma e a paciência. Se você não quer ter este trabalho, ou passar pela experiência de educar um filhote, o adulto é a melhor escolha.


Você sabe exatamente o que esperar de um adulto


Quando você escolhe um cão adulto, você já sabe mais ou menos o que está levando pra casa. Você sabe como ele é fisicamente, se tem problemas de saúde, seu temperamento (se é calmo, se é agitado, se é bravo, dependente ou independente), seu tamanho... Ainda assim existe um pequeno fator surpresa, pois cães de abrigo podem chegar em casa mais tímidos e irem se soltando com o tempo e o costume. Com calma e cuidado, você pode selecionar um cão cujo comportamento vai melhorar e florescer, assim que instalado em seu novo lar.


Os adultos também amam, tanto quanto os filhotes, talvez mais


Algumas pessoas ficam preocupadas de não criarem laços com um cão mais velho. Aí que está o erro. Os cães mais velhos apresentam uma gratidão enorme por terem sido resgatados e adotados. Além disso, existe uma empatia no momento em que se escolhe um cão que se deseja levar pra casa. O laço já se cria ali, mas tenha paciência. Às vezes o cão se adapta em questão de dias, outros podem levar semanas ou meses, dependendo do histórico de vida, se estão traumatizados, se foram agredidos, etc.. Então respeite o tempo e o espaço do seu cão e você só tem a ganhar.


Trabalhar com seu cão adotado para ajudá-lo a superar os obstáculos necessários para aproveitar a nova vida, pode ser uma experiência incrivelmente gratificante – e o resultado, em médio e longo prazo, é uma relação de amor.


Lembre-se que adotar um animal de estimação não é brincadeira. Então pense bem antes de obter a guarda de um animal, pois, uma vez o pet estando sob sua tutela, é para sempre!


Algumas considerações importantes


No Brasil, são cerca de 20 milhões de cachorros abandonados, sem um lar. Pelo menos 300 associações e ONGs resgatam cães abandonados em busca de um final feliz para cada um deles.


Atualmente, um estudo aponta que 50% dos cães adotados são Sem Raça Definida (SRD = vira-lata), e motivos não faltam. Luíza Cervenka, especialista em comportamento animal, destaca as vantagens de se adotar um cão vira-lata (vídeo).


Assista ao vídeo / R7


A tutora Isa Ribeiro dá dicas para quem deseja adotar um cachorro, destacando os passos mais importantes no processo de adoção (vídeo).


Assista ao vídeo / Isa Ribeiro


Entenda a importância e os benefícios da adoção de animais (vídeo).


Assista ao vídeo / TV Anhanguera


Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.


Com informações do Catraca Livre e Tudo Sobre Cachorros

APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS

CNPJ: 10.216.609/0001-56

BANCO DO BRASIL
Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

BANCO SANTANDER
Ag: 4326 / CC: 13000087-4

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

contato.apipa@gmail.com

Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (6 quadras após a UNINOVAFAPI)

Teresina, PI - CEP 64073-167

COPYRIGHT © 2018

Site criado pela Pix Marketing Digital

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon