top of page

Castração gratuita de cães e gatos em Teresina

Atualizado: 20 de dez. de 2020

Você sabia? Famílias de baixa renda podem castrar cães e gatos gratuitamente em Teresina. Castrações são realizadas através de parceria entre Prefeitura e UFPI. Cadastre seu animal.

Convênio firmado entre Prefeitura e UFPI garante castração gratuita para cães e gatos em Teresina. (Foto: Unsplash)

Somente no período de janeiro a maio de 2019, mais de 300 animais foram castrados gratuitamente em Teresina. A cirurgia de esterilização é oferecida para cães e gatos tutelados por famílias de baixa renda residentes da capital. Entre os principais benefícios do procedimento estão o controle reprodutivo dos animais e a prevenção de algumas doenças, como o câncer de mama nas fêmeas. O programa existe há três anos e funciona por meio de um convênio firmado entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o Hospital Veterinário Universitário da UFPI (HVU).


Assista ao vídeo / TV Cidade Verde


O coordenador técnico do HVU, Francisco Lima, aponta benefícios da castração. “Essa cirurgia, que não tem muita complexidade, contribui para evitar doenças do sistema genital e surgimento de tumor, como o de mama”, destaca.


Assista ao vídeo / TV Antares


Segundo a veterinária Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses, o principal benefício da castração é o controle reprodutivo dos animais. "Evitando a procriação não planejada de cães e gatos, evitamos também o abandono por proprietários que não têm condições de criar", esclarece. "Desta forma, reduziremos o risco de transmissão de zoonoses, pois animais sem dono não têm o manejo veterinário apropriado, podendo assim transmitir doenças como a leishmaniose e ectoparasitas como pulgas, carrapatos e sarnas", diz a gerente.


A saúde dos animais também é beneficiada. No caso das fêmeas, a castração previne a formação de problemas em nível de sistema reprodutor, como tumores de mama. A remoção dos ovários também evita que ela entre no cio, tente sair de casa para a reprodução e corra riscos como atropelamento ou envolvimento com brigas com outros animais. Já o macho geralmente fica mais tranquilo e reduz ações como a marcação de território por meio da urina.


As cirurgias de castração acontecem no Hospital Veterinário Universitário aos sábados e domingos de acordo com agendamento prévio após cadastro da família do animal junto à Zoonoses.


O tutor do animal que desejar realizar o cadastro para a castração precisa se dirigir até a Gerência de Zoonoses portando RG, CPF, comprovante de residência e algum comprovante de situação de vulnerabilidade. Oriana lembra que a pessoa não precisa levar o animal até a Gerência de Zoonoses para fazer o cadastro, apenas documentos. “O animal só deverá ser levado para a realização do procedimento cirúrgico, que acontece no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFPI”, orienta Oriana Bezerra.


O Centro de Zoonoses de Teresina está localizado à Rua Minas Gerais, 909, Bairro Matadouro, Zona Norte. O cadastro para castração gratuita é feito no turno da manhã, das 8h às 12h.


Assista ao vídeo / TV Assembleia


A meta para o convênio firmado entre Prefeitura e UFPI é realizar 80 castrações de animais machos e fêmeas por mês, sendo 20 a cada final de semana.


Famílias habilitadas para o cadastro


As famílias com renda de até um salário mínimo, as que estão em situação de vulnerabilidade social (falta de saneamento básico, moradia inadequada, desemprego e em áreas de situação de risco epidemiológico), as inscritas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Passe Livre, Tarifa Social de Energia, Minha Casa Minha Vida, PETI, Projovem Adolescente, outros) têm total prioridade para realizar o cadastro que possibilita castrar gratuitamente os animais domésticos. Idosos e/ou portadores de necessidades especiais também são prioridade no programa de castração, além de famílias de áreas consideradas prioritárias conforme analise técnicas da FMS/Gezoon.


Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!


Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA


Com informações do Bicharada

bottom of page