top of page

Castração de gatos: seis motivos para realizar a cirurgia

Atualizado: 8 de jun. de 2022

Por que castrar gato? O que isso pode trazer de vantagens para ele e para o tutor? Apesar de muitas pessoas ainda terem dúvidas sobre esterilizar ou não o seu felino, acredite: essa é a melhor medida a ser tomada.

A castração de gatos pode até parecer cruel à primeira vista, mas a verdade é que decidir pela cirurgia mostra o quanto você ama o animal, e não somente por conta dos benefícios à saúde do seu bichano, mas também por outros motivos igualmente relevantes. (Foto: Vila do Pet)

A decisão de castrar o seu gato vai trazer muitos benefícios para a saúde do pet. Além de aumentar a expectativa de vida de seu felino, tendo em vista que pode prevenir algumas doenças, ainda evita a superpopulação e o abandono, infelizmente ainda bastante comuns.


Neste artigo abordamos as principais vantagens de castrar seu gato, livrando-o de muitos perigos e doenças. Continue a leitura e confira.


Como ocorre a castração de gato?


A castração é um procedimento cirúrgico sob anestesia. Nas fêmeas, retiram-se os ovários e o útero (ovariectomia); nos machos, são retirados os testículos (orquiectomia). Essa medida reduz as saídas dos gatos e faz com que eles fiquem mais caseiros, uma boa prática, uma vez que lugar de pet é dentro de casa e longe dos riscos que a rua oferece.


Os benefícios da castração


1. Aumenta a expectativa de vida


O instinto de caça permanece em gatos castrados. Isso significa que os que têm liberdade de sair de casa, continuam saindo, mas com menor frequência. No entanto, recomendamos que os tutores os mantenham sempre em casa, visto que essas saídas podem provocar envenenamento, atropelamento, doenças e outros males.


Sendo assim, mantendo-se em casa, a expectativa de vida de seu felino aumenta consideravelmente. Afinal, você quer que seu pet fique o maior tempo possível da vida ao seu lado, certo?


2. Ajuda no controle populacional


Outro benefício muito importante que traz a castração de gato é o controle populacional da espécie. Ao permitir que seus gatos façam passeios diários, os tutores dão condições a eles de se reproduzirem.


Na maioria das vezes, os filhotes ficam abandonados, condição muito comum e muito triste para quem ama os animais. No caso de machos, você nem fica sabendo; se for fêmea, o tutor fica incumbido de doar a cria ou ficar com ela — o que certamente é um problema e tanto a ser resolvido.


3. Reduz os riscos de doenças graves


A castração evita o desenvolvimento de doenças, como o câncer de mama e de testículo. Nas fêmeas, também podem ocorrer as infecções uterinas. A castração contribui para a diminuição desses riscos.


Além disso, felinos não castrados estão mais propensos a adquirir doenças sexualmente transmissíveis, já que geralmente eles copulam com fêmeas ou machos abandonados. Vale ressaltar que a cópula só ocorre por instinto da perpetuação da espécie. Uma vez castrados, eles não têm mais essa necessidade.


4. Contribui para deixar os gatos mais tranquilos


Gatos castrados tendem a se tornar menos agressivos, mais caseiros e tranquilos, uma vez que desaparece a ansiedade causada por mudanças hormonais. Vale ressaltar que o instinto de caça permanece e, por isso, ele vai querer continuar com seus passeios.


5. Evita a demarcação de território


O gato macho não castrado demarca seu território, urinando em paredes e em vários locais da casa, prática que pode se tornar um transtorno para o tutor. A castração de gato pode diminuir este problema bastante comum, principalmente na fase reprodutiva do macho.


6. Impede o comportamento desagradável na fêmea no cio


A fêmea costuma apresentar um comportamento bastante desagradável durante o cio, que dura de 4 a 6 dias. As principais características são: a gata urina pela casa, anda de forma agachada, muda totalmente seu comportamento e muitas vezes emite miados altos, que podem incomodar. Após a remoção dos ovários, este comportamento não vai mais ocorrer.


Convenceu-se de que a castração de gato é a melhor alternativa? Agora que você já sabe por que castrar um gato, não adie mais essa decisão. Certamente é o melhor a se fazer pelo seu pet.



 

Felicitamos a protetora Patrycia Sampaio, voluntária integrante da Diretoria da APIPA, por seu aniversário.


Conheça as caminhas para pets à venda na APIPA

 









Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Vet Quality

bottom of page