• Apipa

Cachorros maltratados deixam Centro de Zoonoses e vão para abrigo

Atualizado: 4 de Dez de 2019

Cachorros maltratados por agentes do Centro de Zoonoses são resgatados por protetores. Os quatro inocentes deixaram o canil da prefeitura sob os cuidados de voluntários, que os conduziram ao abrigo Lar do Nando.

Cachorros são retirados de canil, sendo acolhidos no abrigo Lar do Nando. (Foto: Juliana Lopes / Lar do Nando)

Os quatro cães que foram filmados sofrendo maus-tratos durante uma ação de agentes da Gerência de Zoonoses de Teresina (Gezoon) ganharam liberdade neste domingo (1) e foram levados ao abrigo Lar do Nando, onde serão avaliados e disponibilizados para adoção. A transferência dos cachorros foi acompanhada por instituições e protetores de animais independentes diante de muita comemoração.


Assista ao vídeo / TV Cidade Verde


Os animais estavam no canil da Gezoon desde a última quinta-feira (28) quando foram recolhidos no bairro Dirceu por agentes deste órgão da prefeitura. Durante a atuação truculenta dos despreparados agentes, populares filmaram os quatro cães sendo amarrados com cordas e arrastados sobre o asfalto. Nas imagens que circularam nas redes sociais, um dos bichos aparece com sangramento na boca e defecando, devido ao modo brutal com que os agentes estavam agindo.


Animais recebem o carinho de protetores voluntários no resgate. (Foto: Juliana Lopes / Lar do Nando)

ONGs, protetores independentes e ativistas que atuam na causa animal repudiaram o comportamento condenável dos funcionários que fizeram a apreensão dos animais e se manifestaram ainda na quinta-feira reivindicando a libertação dos animais. Contudo, o Gezoon não liberou os animais, informando que os bichos só sairiam após 72h.


APIPA repudia ações violentas do CCZ na captura de cães em Teresina


Na manhã deste domingo (1), os quatro animais deixaram o local nos braços de voluntários, sendo conduzidos ao abrigo Lar do Nando. A administração informou que os cachorros vão passar por avaliação de saúde e logo depois serão disponibilizados para adoção. Os interessados em adotar ou apadrinhar um dos animais podem comparecer à sede do abrigo, localizado no Residencial Jacinta Andrade, Q-138, C-13, ou fazer contato pelo telefone (86) 99502-0743.


Na hora do resgate, muita comoção entre os protetores, que, mais uma vez, enfatizaram que os animais eram dóceis e não representavam perigo para as pessoas.


“Estão vendo, ele é dócil. É a primeira vez nos meus braços e não está querendo morder ninguém”, disse Juliana Lopes, protetora de animais e voluntária no resgate.


Várias pessoas já manifestaram interesse em adotá-los. Na adoção, será levado em consideração o tipo de ambiente que a pessoa interessada tem a oferecer e as condições de manter esses bichinhos. “Os candidatos passarão por uma triagem, uma entrevista para em seguida ser decidido para que lar eles vão”, completa Juliana.


Ela destaca que na próxima terça-feira (03) será realizada uma manifestação, reivindicando a castração dos animais de rua, com objetivo de diminuir a população de cães e gatos abandonados que estão em situação de vulnerabilidade.


Estes são os 4 cachorros vitimados nas agressões. (Foto: Juliana Lopes / Lar do Nando)

Agentes agressores serão investigados


Segundo a advogada Laris Marques, vice-presidente da Comissão de Defesa e Proteção Animal da OAB-PI, um processo de investigação vai apurar o comportamento dos agentes envolvidos. “Boletins de Ocorrência foram feitos na Delegacia de Meio Ambiente que irá continuar o procedimento investigativo sobre o fato ocorrido envolvendo os funcionários da Zoonoses no bairro Dirceu”, explicou.


Assista ao vídeo / TV Cidade Verde


Através de comunicado, a Fundação Municipal de Saúde também afirmou que vai abrir um processo administrativo para investigar a conduta dos agentes.


Com informações do Portal O Dia

APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS

CNPJ: 10.216.609/0001-56

BANCO DO BRASIL
Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

BANCO SANTANDER
Ag: 4326 / CC: 13000087-4

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

contato.apipa@gmail.com

Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (6 quadras após a UNINOVAFAPI)

Teresina, PI - CEP 64073-167

COPYRIGHT © 2018

Site criado pela Pix Marketing Digital

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon