top of page

Cãozinho de rua doente 'pede ajuda' em clínica veterinária no CE

Em Juazeiro do Norte, CE, cãozinho de rua doente, já bastante debilitado, sofrendo com Tumor Venéreo Transmissível e ferimento na pata, entra numa clínica e consegue sensibilizar uma médica veterinária, que lhe oferece atendimento e o interna para tratamento, manifestando grandioso gesto de amor e solidariedade.

Doente e abandonado à própria sorte, vivenciando intenso sofrimento, cãozinho de rua entra sozinho em clínica, sendo atendido e acolhido por médica veterinária. (Foto: Divulgação / TV Verdes Mares)

Um cachorro vira-lata, abandonado nas ruas, entrou sozinho em uma clínica veterinária e recebeu atendimento de uma profissional, no Centro de Juazeiro do Norte, no Ceará. A cena do animal entrando na clínica foi registrada por uma câmera de segurança do local. A médica veterinária percebeu um ferimento na pata do animal e, após avaliação, ele também foi diagnosticado com Tumor Venéreo Transmissível (TVT). Caso aconteceu no sábado, 6 de março. Veja reportagem da TV Verdes Mares (vídeo).



Nas imagens é possível ver o cachorro se aproximando da porta e entrando no estabelecimento. Ele faz movimentos com uma das patas e parece 'pedir ajuda', quando a veterinária se aproxima e faz a verificação. A profissional que aparece nas imagens ajudando o cão é a médica veterinária Deyse Silva.


Deyse diz que o animal pode ter entrado na clínica por farejar a presença de outros animais que estavam em atendimento no local.


Acostumada a ver cães de rua passarem na frente da clínica, a veterinária se surpreendeu com o fato de o animal entrar sozinho no local. "Ele é de rua, não tem dono, veio sozinho para cá. Olhei nas imagens da câmera que fica do lado de fora e vi ele deitado embaixo de uma árvore momentos antes de vir e entrar na loja", disse.


A profissional detectou problemas de saúde no cão. "Ele chegou quietinho, mostrou a patinha e eu fui lá ver o que estava acontecendo e de pronto percebi que ele tinha um sangramento na região peniana, mas existia um problema bem maior que só diagnosticamos depois. Ele tem um Tumor Venéreo Transmissível (TVT), comum em animais de rua. Ele também tinha um ferimento causado por uma unha que estava encravada", relatou a veterinária.


Ainda sem nome, o cão vai precisar ficar internado por cerca de 30 dias, por causa do tumor cancerígeno. Ele vai receber tratamento de quimioterapia. Em seguida, será castrado e disponibilizado para adoção.


A médica veterinária Deyse Silva, que é proprietária da clínica e faz parte de uma associação protetora de animais, tem o hábito de disponibilizar ração e água à frente do seu estabelecimento, na calçada, para alimentar cães e gatos de rua. A protetora não esconde a satisfação em ter ajudado o cachorrinho doente. "Fico muito feliz em poder ajudar. É uma prática comum na minha clínica. Se Deus permitir, ele vai encontrar um lar muito bom para ele", diz.




Solidarize-se com os animais da APIPA


Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).



A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais), fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).



Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.








Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!




Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Com informações da TV Verdes Mares

bottom of page