Cãorreios: cartinhas de Natal incentivam adoção de pets
Cartinhas dos 'Cãorreios' apresentam animais para serem adotados ou apadrinhados no Natal. Projetos são realizados por duas ONGs de Jundiaí (SP) durante o período natalino.

Com o Natal se aproximando, muitas campanhas para contribuir com o desejo de crianças na data comemorativa são iniciadas. Em Jundiaí (SP), dois projetos buscam atender a outros bebês: os de quatro patas. Assista à reportagem (vídeo).
A protetora Valeria Bianchi, do projeto SOS Animais Abandonados, criou a campanha "Cãorreios", que busca conseguir doações, ajuda para suprir as necessidades dos animais atendidos por sua instituição.
Para isso, preparou cartinhas contando a vida de cada animal, desde que foram encontrados e como eles estão hoje. As cartas foram impressas e distribuídas em lojas de ração e semáforos da cidade.
"Coloco fotos deles para as pessoas conhecerem e peço o que cada um precisa: tratamento dentário, ração específica, um brinquedinho, casinha nova, etc. É uma forma de, no final do ano, tentar tocar um pouquinho do coração das pessoas para atender ao pedido dos nossos bichinhos", explica.
A protetora conta que a ideia surgiu há cinco anos, quando ela também ajudava na ação dos Correios. "A gente pegava umas cartinhas dos Correios e juntava panetone, bombom, coisas do tipo, e entregava para as crianças. E foi aí que eu comecei a fazer. A gente ajudava as cartinhas dos Correios e eu comecei a escrever as cartinhas do 'Cãorreio', igual as crianças fazem, porque, na verdade, esses bichinhos são nossas crianças, são minhas crianças", diz.
Valeria é protetora há mais de 26 anos e, atualmente, seu abrigo possui mais de 120 animais, entre cães e gatos, que foram resgatados das ruas. Ela explica que a ação acontece junto com a dos Correios, sempre próximo ao Natal.

Cartinhas para adoção
A professora Sara Penteado, criadora da iniciativa Pracinha dos Dogs, possui um projeto semelhante para ajudar os animais que vivem nos lares temporários que dão suporte à ONG. Durante a ação, os animais são "apadrinhados" através de cartas e recebem ajuda nas vacinas, doação de ração e até em uma possível adoção.
"Eu decidi fazer essa campanha porque estou com nove filhotes e eles vão crescendo, aí fica mais difícil para doar. Tenho 12 pets adultos também. Eu pensei em fazer uma situação mais diferente para chamar a atenção e ver se eu consigo doação. Queria acabar o ano pelo menos com o meu lar temporário sem nenhum cachorro adulto", explica.
O evento acontece no dia 12 de dezembro, a partir das 10h, na Rua Professor Sebastião Augusto de Miranda, e contará com um café da manhã comunitário para conhecer os pets filhotes disponíveis para adoção.
Na ONG, os animais acolhidos são castrados e recebem cuidados e acompanhamento após as adoções, ou seja, voluntários acompanham o processo de adaptação entre os bichinhos adotados e os novos tutores.
A professora conta que não trabalha com feiras de adoção, mas sim com lares temporários. Além disso, em 2020, o projeto castrou mais de 280 bichinhos por meio de parcerias com clínicas veterinárias da região.
"O projeto nasceu para trazer a conscientização dos tutores em relação aos cuidados com os pets após a euforia da adoção", finaliza.
Você também é solidário ao sofrimento de animais carentes? Faça a sua doação à Apipa!
Conta da Apipa para doações
CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil
Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
➥ Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro
➥ Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos
➥ Ajude! Cadelinha inicia tratamento de TVT
➥ Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise
Ajude a Apipa - situação de emergência
➥ Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo
➥ S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo
Produtos APIPA® - Promoção Especial
PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45
➥ Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes
Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.
➥ Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio
➥ Conheça caminhas para pets à venda na APIPA - Instagram
➥ Mostrando o Abrigo de Animais Carentes da APIPA
➥ Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente
Solidarize-se com os animais da APIPA
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.
➥ Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergência ➥ Ajude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamento ➥ Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA ➥ Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida ➥ APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena ➥ Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária
Como ajudar a APIPA
Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia ➥ Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: ➥ Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4
➥ Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina ➥ AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA
Com informações da TV Tem