top of page

Benefícios de conviver com um cachorro para sua saúde

Você sabe da força que o relacionamento entre uma pessoa e seu cachorro pode ter? Hoje, vamos destacar quais são os principais benefícios de se conviver com um 'melhor amigo' de quatro patas. Você pode querer adotar um depois.

Adotar um cachorro é tudo de bom. A presença do animal em casa ajuda a reduzir os níveis de estresse, pressão arterial e colesterol, além de promover melhor saúde mental. (Foto: Notisul)

Em muitos lares brasileiros vivem famílias que não são formadas apenas por seres humanos e contam com um ou mais fiéis companheiros, os cachorros. Eles são seres verdadeiramente especiais, pois sua fidelidade àqueles que lhe dão amor é eterna. Além disso, você sabia que os benefícios de conviver com um cachorro incluem muito mais do que ter uma companhia ou alguém para vigiar a sua casa? Lendo esse artigo você vai descobrir todos os motivos que fizeram com que o cão fosse considerado 'o melhor amigo do homem'.


O cão é o melhor amigo do homem – conheça a história por trás da expressão


Você já ouviu a frase que diz que 'o cão é o melhor amigo do homem'? Já parou para pensar a respeito dela? A história dessa frase começa nos anos 70, em uma pequena cidade localizada no estado de Missouri, nos Estados Unidos. Charles Burden era agricultor e tinha como fiel companheiro um cachorro chamado Old Drum. Um dia, um vizinho que não gostava nem um pouco de animais cometeu um ato perverso e tirou a vida do cão.


Charles ficou completamente desolado e resolveu buscar a justiça, para que o culpado fosse punido. Contudo, naquela época, a vida dos animais era vista de outra maneira, pois, ainda não se tinha conquistado nenhum direito para eles, e ninguém levou a sério aquele processo. Até que George Graham Vest, um advogado renomado, decide pegar o caso e um novo julgamento se inicia. A defesa do vizinho (assassino) continuava afirmando que o animal não tinha valor algum e que, portanto, Charles não teve nenhum prejuízo com o ocorrido.


Então, o advogado começou a fala que mudou a visão de todas as pessoas presentes e de muitas que ouviram a história posteriormente, sobre a perda de Old Drum. Ele disse que qualquer pessoa pode se voltar contra a outra, mesmo aquelas mais próximas, que reviravoltas podem acontecer, mas que o único que nunca abandona seu dono é o cão, o amigo mais desinteressado que se pode ter e, por isso, 'o melhor amigo do homem'. Todos se emocionaram e o juiz determinou que o vizinho cumprisse a sentença pelo crime que havia cometido.


Conheça agora os sete benefícios de conviver com um cachorro


Depois de conhecer essa história tão marcante, que mostra a força que o relacionamento entre uma pessoa e seu cachorro pode ter, veja quais são os principais benefícios de se conviver com um 'melhor amigo' de quatro patas.


1 – Melhora a saúde do coração


O impacto de um cão no coração de uma pessoa vai além de preenchê-lo de amor e envolve, também, melhorar sua saúde. Pesquisas mostraram que ter um companheiro peludo pode ajudar a diminuir a pressão arterial, reduzir o colesterol e diminuir os níveis de triglicérides, o que contribui para uma melhor saúde cardiovascular e, consequentemente, menos chances de se sofrer ataques cardíacos.


2 – Promove uma vida mais ativa


Quando se tem um cachorro em casa, existem algumas obrigações a serem cumpridas que vão além de dar água e comida, como é o caso dos passeios diários. Assim, pessoas que não tinham o costume de sair de casa a pé tornam-se mais ativas, o que é ótimo para a saúde, tanto do corpo quanto da mente. O indivíduo passa a ter uma motivação para sair, pois sabe que aquele cachorro depende dele para passear e se distrair.


3 – Incentiva a socialização


Se você tem problemas para se socializar, experimente ir até a pracinha mais próxima da sua casa com um cão. É impressionante o quanto as pessoas se aproximam com mais facilidade daquelas que estão na companhia de um animal de estimação, pois eles funcionam como um ímã. Além disso, existem locais e eventos voltados especificamente para cachorros, que são oportunidades bastante interessantes para conhecer gente nova e com interesses em comum.


4 – Reduz o estresse


Você sabia que passar apenas alguns minutos com um animal de estimação pode diminuir a ansiedade e o estresse? Isso acontece porque esse contato diminui a pressão sanguínea e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, dois neurotransmissores que desempenham um papel importante na promoção da tranquilidade e do bem-estar. Outro fator interessante é que o convívio com um cão faz com que as pessoas se tornem mais pacientes e deixem de perder o controle em situações banais.


5 – Ajuda no tratamento da depressão


Quando uma pessoa está com depressão, a vida costuma perder o sentido para ela. Nesse momento, contar com a companhia de um cão pode ser extremamente positivo, tanto que diversos médicos indicam isso aos seus pacientes. O amor ao pet faz com que o indivíduo se sinta motivado a sair de casa e a realizar todos os cuidados que um animal precisa, fazendo com que volte a ver sentido em sua vida. Contudo, é importante deixar claro que um cachorro não substitui o tratamento e é apenas uma medida que pode auxiliar na recuperação.


6 – Faz você sorrir mais


Os cães são seres adoráveis que estão a todo o momento fazendo peripécias, caretas e é impossível vê-los sem dar uma gargalhada ou pelo menos um sorriso. Mesmo que tenha tido um dia ruim, chegar em casa e ver aquele bichinho tão adorável te esperando, fará com que se sinta mais feliz. Tenho a certeza de que ter um animalzinho fará com que sorria com muito mais frequência, o que é ótimo para a saúde física e emocional, além de fazer com que viva de forma mais leve.


7 – Companhia para todas as horas


Tutelar um cachorro é ter um companheiro fiel para todas as horas, pois, independente do que aconteça, ele sempre estará ao seu lado. Assim como disse o advogado de Charles Burden, as pessoas podem te decepcionar, te abandonar, mas o cão sempre estará ali, independente se você tenha muito ou pouco dinheiro, esteja saudável ou doente, feliz ou triste.


Mesmo com todos os benefícios, é importante que pense antes de adotar um cachorro, considerando que esta adoção é uma decisão muito importante que envolve cuidados e deveres, afinal, trata-se de uma vida que ficará sob a sua inteira responsabilidade pelos próximos anos. Desse modo, é fundamental que reflita se está realmente pronto para oferecer todos os cuidados e o carinho que o cãozinho merece e precisa.


Ajude a APIPA


APIPA inicia vaquinha virtual com objetivo de quitar elevadas dívidas em clínicas veterinárias. Para tomar parte nesta corrente de amor e solidariedade e dar a sua contribuição para nos ajudar a pagar as nossas dívidas, pedimos que acesse a página da campanha na Kickante para participar fazendo a sua doação à APIPA. Participe e nos ajude agora (link abaixo)!






Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.


Com informações do Blog do JRM

bottom of page