top of page

Barbárie: animais mortos e outros se alimentando dos corpos em apartamento no ES

Cerca de onze animais, entre cães e gatos, abandonados dentro de apartamento em Vila Velha, ES, morrem de fome e sede. Outros quatro cachorros conseguem sobreviver se alimentando dos cadáveres dos mortos. Bichos sobreviventes foram resgatados do local em situação deplorável, sendo socorridos com atendimento veterinário. A pessoa responsável pelo crime ainda não foi localizada.

Cenário de horror: cachorros conseguem sobreviver se alimentando dos cadáveres dos bichos que morreram de fome e sede. (Foto: TV Gazeta)

Cerca de seis cães e cinco gatos foram encontrados mortos dentro de um apartamento no Centro de Vila Velha, na Grande Vitória (ES), na tarde desta sexta-feira (8). Além dos animais mortos, outros quatro cães ainda vivos foram resgatados no local. Muito magros e em situação de maus-tratos, os quatro cachorros sobreviventes só não morreram porque se alimentaram dos cadáveres dos mortos. Confira reportagem (vídeo).



Os animais foram descobertos por agentes da Guarda Municipal. Por volta das 16h eles receberam denúncias por parte de moradores vizinhos de que havia um forte odor vindo do apartamento.


A equipe se deparou com os animais em situação deplorável de sofrimento e abandono. O apartamento, que fica no segundo andar do prédio, estava completamente sujo, com algumas folhas de jornais, urinas e fezes espalhadas por todo o chão.


Entre os mortos, foram contabilizados cinco gatos e seis cães. No entanto, de acordo com o agente Rusley, coordenador da Guarda Municipal de Vila Velha, a contagem ainda não pôde ser precisa, já que os animais vivos se alimentaram dos que morreram para sobreviver.


"Não conseguimos precisar porque verificamos que os quatro animais que sobreviveram acabaram consumindo os restos desses animais. Então, esses restos estavam espaçados dentro da residência", explicou o agente.


De acordo com Rusley, a inspetoria ambiental da Guarda Municipal de Vila Velha e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente do município estiveram no local e constataram que os animais já estavam mortos há pelo menos 15 dias. A avaliação inicial indica que eles morreram por falta de comida e de água.


Animais são abandonados para morrer de fome e sede em apartamento. (Foto: TV Gazeta)

Moradora do imóvel, suspeita do crime, não foi localizada


Somente os animais foram encontrados dentro do apartamento. De acordo com moradores do prédio, o imóvel pertence a uma jovem, que não é vista pela vizinhança há cerca de 15 dias, o mesmo período de tempo pelo qual se especula que os cães e gatos estejam mortos.


O agente Rusley informou que um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil para que os fatos sejam investigados.


A Prefeitura de Vila Velha informou que a Secretaria de Meio Ambiente resgatou os animais vivos e que a Secretaria de Serviços Urbanos recolheu os corpos dos animais mortos para procedimento sanitário.


Os quatro cachorros resgatados com vida forma conduzidos a uma clínica de tratamento que presta apoio à secretaria de Meio Ambiente e, posteriormente, serão disponibilizados para adoração.


De acordo com a Prefeitura, não foi possível apurar, de fato, quem seria o proprietário do apartamento. Para a Prefeitura, não se faz necessário a interdição do local. O síndico ficou responsável pelo imóvel.


Responsável pode responder por quatro crimes


Quando devidamente identificada e após todo o trâmite legal, a pessoa responsável por esta barbárie pode responder por até quatro crimes, de acordo com o coordenador da Guarda Municipal. São eles: abandono, maus-tratos e morte de animais, além de possível crime de atentado contra a saúde pública.


Denunciar a crueldade praticada contra os animais consiste numa atitude cidadã, além de ser um gesto humanitário de solidariedade para com os inocentes vitimados.


 

Solidarize-se com os animais da APIPA


Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e 12 kg para os gatos. Para fazer as doações, o amigo interessado em ajudar pode fazer a entrega dos materiais diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).







Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!



Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Com informações da TV Gazeta

bottom of page