top of page

Barbárie na Páscoa: DPMA investiga 'quebra-pote' com gato no interior do Piauí

A Polícia Civil do Piauí investiga um tal 'quebra-pote', nefasto costume popular que é praticado na cidade de Caldeirão Grande do Piauí, no decorrer da sexta-feira da Paixão de Cristo. Trata-se de um brutal ato de crueldade que se disfarça de costume popular com fins de entretenimento para uma multidão de sádicos, tendo como vítima um indefeso gatinho, que é massacrado.


Ato criminoso, é um costume popular praticado na cidade de Caldeirão Grande do Piauí, na sexta-feira da Paixão de Cristo. (Imagens: @thanandra.sarapatinhas)

No final de semana passado, começou a circular denúncias nas redes sociais acerca de um tal 'quebra-pote'. É mais uma daquelas práticas de entretenimento perversas que se utilizam de animais, mascaradas com o véu do costume popular. O vídeo de um gato, preso dentro de um pote de barro e perseguido por uma multidão de pessoas no município de Caldeirão Grande do Piauí, na sexta-feira da Paixão de Cristo, ganhou repercussão nas redes sociais e tem causado indignação e revolta em internautas e entidades protetoras dos animais.



Nas imagens, o felino aparece preso dentro de um recipiente de barro enquanto uma aglomeração de pessoas ao redor, muitas empunhando pedaços de pau e pedras, aguardam o momento em que um popular quebra o pote com um porrete e o assustado animal corre em disparada.


As cenas do bárbaro episódio foram rapidamente replicadas na internet. Em algumas publicações, relatos davam conta de que o pobre animal teria morrido após ser agredido pela multidão sedenta de diversão e sangue.


Por meio de nota de esclarecimento, publicada no Instagram, a Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí diz lamentar episódio, popularmente conhecido como 'quebra-pote', praticado há décadas na cidade por parte da população local, mas sem o apoio do poder público.


No comunicado, a gestão municipal ainda se compromete em cooperar com os órgãos e autoridades competentes para apurar o caso e em executar ações de conscientização da população e políticas educativas para “mudar essa realidade”.


Imagem: @pmcaldeiraogrande

DPMA investiga o caso


O delegado Emir Maia, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), informou à reportagem do Cidadeverde.com (vídeo abaixo) que a delegacia tomou conhecimento do caso ocorrido em Caldeirão Grande do Piauí, no domingo (17), e que, na segunda-feira (18), lavrou um boletim de ocorrência sobre o caso.



“Ouvimos um ambientalista ligado à causa animal, que nos encaminhou vídeos, imagens, e instauramos um inquérito policial. Vamos até a cidade para saber se realmente se trata de um crime ou não”, diz Emir maia.


O delegado observa que tal ato de crueldade não deixa de ser um crime, mesmo por tratar-se de um costume na cidade. “O costume não pode ser contra a lei. Nós iremos à cidade para identificar os autores. Se realmente as evidências vierem nesse sentido, se for no crime de maus-tratos, os autores serão indiciados e o inquérito remetido à Justiça”, completa o delegado Emir Maia.


O famigerado 'quebra-pote', lamentável costume popular que é praticado na cidade de Caldeirão Grande do Piauí, na sexta-feira da Paixão de Cristo, é mais uma daquelas práticas bárbaras, de caráter medieval, que se utilizam de indefesos animais para proporcionar entretenimento a pessoas sádicas. O ato perverso, considerado de extrema crueldade, consiste em atar cédulas de dinheiro no rabo de um gato, colocar esse animal dentro de um pote de cerâmica, expor o recipiente em uma praça ou via pública, enquanto uma incitada multidão se aglomera em volta, esperando que o pote seja quebrado a golpes de porrete. Então, quando o pote é quebrado, o inocente gatinho, já em estado de pânico, corre em desespero tentando fugir, enquanto os participantes dessa inominável barbárie, munidos de pau e pedra, perseguem o bichinho com o objetivo de pegar o dinheiro que foi atado a seu rabo. O desfecho desse ato brutal, invariavelmente, é a morte do animal, que é massacrado com pauladas e apedrejamento.


Faça a sua parte - denuncie os maus-tratos


Maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal 14.064/20 (Lei Sansão), que entrou em vigor em setembro de 2020, aumentou as penas para quem praticar maus-tratos a cães e gatos. A nova norma estabelece punição que vai de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e a proibição de guarda de novos pets. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.


Denunciar maus-tratos em Teresina - PI


DPMA - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina

Telefone (86) 99449-2387


BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental

Av. Duque de Caxias, 3520, Primavera II, Zona Norte de Teresina

Telefones (86) 3225-2748 / 3223-7221 / 3225-2684 / 190


DE - Delegacia Eletrônica (online)

Clique no link: dv.pc.pi.gov.br


As denúncias também podem ser feitas em qualquer delegacia de polícia. Denunciar é um ato de cidadania e de solidariedade ao animal vitimado. Faça a sua denúncia. Os animais agradecem!





 

Amigos, estamos cuidando de um cãozinho que precisa de cirurgia para remoção de tumor (carcinoma) na cavidade oral. Veja como ajudar:




Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!






Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com












Ajude a Apipa - situação de emergência












Produtos APIPA® - Promoção Especial


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.







Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4



Com informações do Cidadeverde.com

bottom of page