Este é o segundo caso bárbaro de crueldade envolvendo cachorros amarrados a trilhos de trem, num intervalo de duas semanas na cidade de Joinville, SC.
Os casos de maus-tratos a animais têm chocado os moradores de Joinville, Norte de Santa Catarina, nos últimos dias. E neste fim de semana, outra ocorrência foi registrada na cidade, depois que mais um cachorro foi encontrado amarrado a trilhos de trem.
De acordo com a Frada (Frente de Ação pelos Direitos Animais), neste domingo (1), uma moradora do bairro Itaum, na zona Sul, procurou ajuda depois de encontrar o cão amarrado aos trilhos. Post da Frada no Facebook.
“A moradora avistou o animal debilitado, com parte de seu rosto aparentemente prensado, e conseguiu livrá-lo dos fios que o prendiam”, disse a Entidade. O animal tinha um furo na cabeça, estava acuado e rosnava de dor.
A Frada entrou em contato com o Cbea (Centro de Bem-Estar Animal), que atendeu o cão e o levou para uma clínica veterinária. Os exames mostraram várias doenças, como anemia e cinomose. Debilitado, ele acabou não resistindo e morreu.
Segundo a entidade, a moradora que encontrou o cão foi orientada a abrir um boletim de ocorrência denunciando o bárbaro crime.
Amarrar cachorros a trilhos de trem é prática comum em Joinville
No dia 14 de julho, mais um crime brutal chocou a zona Sul de Joinville, quando outro cachorro foi encontrado amarrado a trilhos de trem no bairro Floresta. Neste caso, o indefeso animal teve a cabeça decepada. Este ato bárbaro de crueldade também foi denunciado pela Frada em suas redes sociais. A Polícia Civil investiga os casos.
De acordo com a protetora Liliane Lovato, presidente da Frada, não é a primeira vez que casos do tipo acontecem na região. “Há uns dois, três anos, garotos tinham amarrado um cachorro também”, contou. Naquela ocasião, o animal foi resgatado a tempo, tendo a vida preservada.
A protetora pede que informações que ajudem a identificar os autores dos crimes sejam enviadas ao Instagram da Instituição.
Crimes de maus-tratos em Teresina, PI
Maus-tratos contra animais são práticas banalizadas em todo o país, mesmo na vigência da nova lei, que endurece as penas para os infratores autuados em crimes praticados contra cães e gatos, com até 5 anos de prisão. Em Teresina, PI, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente vem registrando gradativo aumento das denuncias aos atos criminosos que atentam contra os animais. Veja o que diz a advogada Juliana Paz, que é protetora de animais e presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB-PI, em entrevista concedida à TV Assembleia (vídeo).
Denunciar maus-tratos em Teresina, PI
DPMA - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente
Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina
Telefone (86) 99449-2387
BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental
Av. Duque de Caxias, 3520, Primavera II, Zona Norte de Teresina
Telefones (86) 3225-2748 / 3223-7221 / 3225-2684
DE - Delegacia Eletrônica (online)
Clique no link: dv.pc.pi.gov.br
As denúncias também podem ser feitas em qualquer delegacia de polícia. Denunciar é um ato de cidadania e de solidariedade para com o animal vitimado. Faça a sua denúncia. Os animais agradecem!
Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.
Parabenizamos a protetora Priscila Maia Dias, voluntária integrante da Diretoria da APIPA, por seu aniversário.
Solidarize-se com os animais da APIPA
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).
➥ Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.
➥ Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergência ➥ Ajude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamento ➥ Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA ➥ Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida ➥ APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena ➥ Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária
Como ajudar a APIPA
Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia ➥ Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: ➥ Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4
➥ Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina ➥ AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA
Com informações do NDmais
Comments