AMPARA Animal: ONG consegue assistir 10 mil animais por mês
A AMPARA Animal, sediada em São Paulo (SP), trabalha para promover a conscientização, castração e adoção de cães e gatos carentes assistidos por organizações e protetores independentes, focando em métodos preventivos para minimizar o número de animais abandonados no Brasil.

Nas ruas das cidades brasileiras, estima-se a presença de 30 milhões de cães e gatos abandonados, sem comida, sem lar e, muitas vezes, submetidos a maus tratos. O resgate, em geral, é a primeira e mais urgente medida a ser tomada para ajudar um animal nessas condições. Mas como dar escala a esse 'trabalho de formiguinha'? Com o intuito de ampliar o olhar sobre a causa animal e o número de atendidos, duas amigas resolveram se juntar e criaram a Associação de Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados, a AMPARA Animal (@amparanimal).
Era o ano de 2010. Juliana Camargo e Marcele Becker (atuais presidente e vice-presidente da instituição, respectivamente) costumavam resgatar animais na rua, mas queriam fazer mais. "Elas então começaram a trabalhar numa ONG como voluntárias, e a gerente dessa instituição falou: 'por que vocês não abrem a ONG de vocês? Mas sejam diferentes'", relembra a diretora de marketing da AMPARA, Raquel Facuri, que se juntou às amigas como cofundadora da empreitada.
A dica recebida de uma protetora mais experiente acabou definindo os rumos da instituição que começava a ser formar. "A maioria das ONGs tem um abrigo, mas a AMPARA, não. Nós trabalhamos com conscientização, castração e adoção, focando em métodos preventivos para que consigamos minimizar o número de animais abandonados no país", explica Raquel.
A partir desse olhar mais amplo, a ONG acredita que consegue chegar mais perto da raiz do problema. Com a conscientização, alerta a sociedade. A castração ajuda no controle populacional e a adoção dá um lar aos animais que hoje se encontram em abrigos ou nas ruas.
Com esse trabalho, a AMPARA se tornou, em apenas cinco anos, a maior OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) de proteção animal do Brasil.
Parceria com empresas
A quase totalidade dos recursos vem de empresas privadas que, conhecendo o trabalho da instituição, passaram a investir na causa animal. "A gente se especializou de tal forma que as empresas passaram a nos procurar. Elas têm interesse no nosso trabalho e isso é muito gratificante", diz Raquel.
Parte da verba obtida é direcionada, em forma de rodízio, para mais de 530 ONGs e protetores independentes cadastrados e ajuda a bancar ração, medicamentos e custos veterinários para cachorros e gatos. A AMPARA calcula que ajude 10 mil animais abandonados mensalmente.
"A gente trabalha de uma maneira muito transparente — temos, inclusive, auditoria interna —, profissional e contida, para maximizar os projetos, atingir o maior número de animais e tentar solucionar de vez o problema do abandono."
Em quase 12 anos de atuação, a instituição contabiliza 2,1 milhões de quilos de ração distribuídos, cerca de 186 mil vacinas aplicadas, 553,2 mil animais medicados, 39,1 mil castrados e 19,6 mil cachorros e gatos adotados. Há ainda o trabalho de conscientização e sensibilização, que já chegou a milhares de pessoas em mais de uma década.
Apoio a organizações e protetores independentes
Entre os trabalhos feitos em parcerias com empresas, Raquel destaca o 'Adotar é Tudo de Bom', idealizado pela marca de ração Pedigree e gerido pela AMPARA. Parte da venda dos produtos da marca é destinada ao programa, que está presente em 11 estados brasileiros e ajuda a cuidar de milhares de cães resgatados por ONGs e protetores independentes.
De acordo com a Pedigree, o intuito é "mudar a realidade por meio da sensibilização, conscientização e mobilização da população para a causa; do apoio aos abrigos que resgatam e promovem a adoção consciente e da educação da população sobre a guarda responsável".
Moradora de São Paulo, Kylvia Rahanúzia, 45 anos, é uma das protetoras independentes que recebe apoio do programa. Ela conta que sempre esteve ligada à causa animal, mas, desde 2010, abriga animais na própria casa, onde tem espaço e tempo hábil para cuidar deles.
Kylvia conheceu a ONG em 2014, durante um evento de adoção de cães e, desde então, vem recebendo auxílio por meio do pagamento dos custos da castração e exames pré-cirúrgicos dos animais, bem como da doação de medicamentos e vacinas.
Além desses recursos, ela passou a receber um número bem maior de pessoas interessadas em adotar os animais. "Com o respaldo do projeto 'Adotar é Tudo de Bom', a credibilidade do nosso projeto aumentou. Isso ajudou a dar aos nossos adotantes a certeza de que eles estão levando para casa um animal saudável, castrado e vacinado", afirma Kylvia, que estima ter ajudado mais de 1,4 mil pets desde que iniciou o voluntariado.
Vida silvestre
Em 2016, a AMPARA ampliou o seu leque de atuação e começou a trabalhar na área de proteção da vida silvestre. Com experiência em captação de recursos, a ONG funcionou, durante um tempo, como uma espécie de aceleradora dos projetos de instituições parceiras.
"As instituições têm boa vontade, mas elas não conseguem captar, não conseguem mostrar o seu trabalho, não conseguem dar vazão aos projetos. Então eles acabam ficando dois, três anos parados. E a AMPARA tem essa expertise de colocar os projetos para andar", explica Raquel.
Hoje, a AMPARA Silvestre (@amparasilvestre) tem um mantenedor na cidade de Amparo, no interior paulista. Ali vivem nove onças, entre pintadas e pardas, que não teriam condições de voltar a viver na natureza.
Entre os projetos da vertente silvestre está o Life Print (www.lifeprint.org.br), uma parceria com marcas de moda, como a Cia. Marítima e a Animale, para que o lucro da venda de produtos com estampa animal seja revertido para a preservação da onça-pintada.
O maior projeto da linha silvestre, entretanto, foi realizado no Pantanal — local onde a ONG chegou, em 2020, para auxiliar os animais que sofriam com as queimadas daquele ano. "A gente fez a maior captação de recurso da história para conseguir fazer um bom trabalho no Pantanal. Montamos cinco pontos de atendimento com auxílio das instituições locais", conta Raquel. "No Pantanal, assim como em outros lugares, não tem um local para recepcionar um animal doente vindo da flora. A AMPARA criou esse ponto de atendimento."
Ao longo de mais de 6 meses, a campanha batizada de 'Pantanal em Chamas' reuniu uma equipe de 45 profissionais para atuar em cinco bases diferentes realizando atividades de resgate, cirurgias, manutenção de recintos, limpeza e distribuição de água. A operação mobilizou 288 toneladas de alimento e mais de 7 milhões de litros de água.
Ao todo, 93 espécies foram atendidas em 451 intervenções de resgate ou atendimento emergencial, que resultaram na reabilitação e soltura de ao menos 100 indivíduos. Outros 118 foram transferidos para unidades de tratamento e reabilitação.
Atualmente, a AMPARA trabalha para montar uma sede no bioma. "Queimadas acontecem no Pantanal todos os anos. E o poder público nunca teve um planejamento ou uma estratégia efetiva para conseguir socorrer os animais. Como isso não estava sendo visto, estamos no local criando estratégias e planejamento para que tenhamos, minimamente, um local de atendimento veterinário", completa Raquel.
Em Teresina - Ajude a APIPA
Se você mora em Teresina, PI, e pretende fazer algo verdadeiramente concreto pelos animais carentes que sofrem em nossa cidade, pedimos que comece apoiando o trabalho da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais - APIPA, fazendo as suas doações para as centenas de cães e gatos assistidos por nossa Entidade. Venha conhecer o nosso trabalho e oferecer um pouquinho do seu amor para suavizar a vida desses sofridos bichinhos inocentes que foram vitimados pela maldade humana.
➥ Apipa sofre para superar efeitos nefastos de crise financeira
Amigos, estamos cuidando de um cãozinho que precisa de cirurgia para remoção de tumor (carcinoma) na cavidade oral. Veja como ajudar:
➥ Rabito: cãozinho com carcinoma pede ajuda para cirurgia
Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!
Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!
➥ Eleições 2022: escolha o candidato certo e vote pelos animais
➥ Apipa inaugura seu Centro Clínico e Ambulatorial Veterinário
➥ Amor & Patinhas: ação incentiva adoção de animais carentes
Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa
CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
➥ Ajude o Cabo Queiroz: gatinho internado com o fêmur fraturado
➥ Ajude o Gerald! Gatinho pede apoio para tratamento de câncer
➥ Ajude! Estoque de RAÇÃO novamente ZERADO na Apipa
➥ Ajude salvar o Zeca! Cãozinho com erliquiose em estado grave
➥ Stallone: cãozinho vítima de crueldade pede ajuda
➥ Estoque ZERADO: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS da Apipa
Ajude a Apipa - situação de emergência
➥ Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo
➥ S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo
➥ Natal Sem Fome: falta ração para os animais da Apipa
➥ Neste Natal, apadrinhe uma castração na Apipa
➥ Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro
➥ Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos
➥ Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise
➥ Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio
Solidarize-se com os animais da APIPA
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. ➥ Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA ➥ Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida
Como ajudar a APIPA
Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia ➥ Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4
Com informações do ECOA/UOL