Agora é Lei no RJ: moradores de rua terão direito a entrar em abrigos acompanhados de seus pets
Sancionada pela Câmara, lei de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL-RJ) autoriza a entrada e permanência dos animais domésticos em abrigos destinados ao atendimento de pessoas em situação de rua. Desta forma, locais como abrigos emergenciais, casas de passagem, albergues e centros de serviços públicos ou privados, que tenham contrato com a Prefeitura do Rio, passarão a acolher também os pets tutelados pelos moradores de rua, oferecendo hospedagem e alimentação.

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro promulgou , em 24 de junho, a Lei 6963/2021, de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL), que autoriza a entrada e permanência de animais domésticos em abrigos emergenciais, casas de passagem, albergues e centros de serviços públicos ou privados, que tenham contrato com a Prefeitura do Rio, e sejam destinados ao atendimento de pessoas em situação de rua. Veja vídeo.
O prefeito Eduardo Paes tentou vetar o projeto, que havia sido aprovado pela Câmara em abril deste ano, mas o Legislativo derrubou o veto do prefeito. A nova lei entra em vigor imediatamente, portanto, a partir de agora a prefeitura tem obrigação de criar espaço em seus abrigos para que moradores em situação de rua possam receber assistência sem precisar abandonar o seu animal de estimação, que lhe é companheiro nas ruas.
Por questões afetivas e até de segurança, grande parte dos moradores em situação de rua vive com animais de estimação, que acabam se tornando membros de suas famílias. Além de combater o abandono de animais, a aprovação da lei, repara um erro histórico do poder municipal no Rio de Janeiro.
“Quem vive nas ruas já sofreu muitas perdas, os vínculos afetivos não existem mais e, muitas vezes, o animal de estimação representa a permanência de um último vínculo. Afastar o tutor de seu animal de estimação é desumano e fomenta ainda mais a prática do abandono. O Rio de Janeiro ainda precisa avançar nas políticas públicas para a população de rua e a defesa animal, mas sem dúvidas, a aprovação desta lei é um passo importante neste sentido”, comemora o vereador, que é presidente da Comissão de Saúde Animal e membro da Comissão de Direitos dos Animais da Câmara RJ.
➥ Adoção solidária: gatinha com pata amputada é adotada na APIPA
➥ Urgente: ajude gatinha doente largada à porta da APIPA
➥ Cãozinho Ziggy teve alta: ajude quitar débito pendente na clínica
➥ Urgente! Falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo da APIPA
➥ Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente
➥ Venha ajudar a APIPA! Falta RAÇÃO e demais itens básicos para manutenção do abrigo
➥ APIPA felicita Jane Haddad pelo seu aniversário
➥ Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes
Solidarize-se com os animais da APIPA
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).
➥ Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.
➥ Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergência ➥ Ajude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamento ➥ Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA ➥ Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida ➥ APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena ➥ Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária
Como ajudar a APIPA
Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia ➥ Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: ➥ Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4
➥ Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina ➥ AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA
Com informações do Diário do Rio