A acupuntura em animais é tratamento realizado por médico veterinário e não possui contraindicações nem efeitos colaterais, sendo capaz de proporcionar inúmeros benefícios para o pet.
A acupuntura é uma terapia oriental milenar que utiliza agulhas para puncionar pontos específicos do corpo com o objetivo de estimular o equilíbrio do organismo e restaurar a saúde. Cada vez mais popular entre as pessoas, a modalidade, que não apresenta contraindicações nem efeitos colaterais, também pode ser aplicada em animais para o tratamento de dores, doenças variadas e até câncer.
Assista ao vídeo
Entre as vantagens da acupuntura veterinária estão o fato de ser uma terapia pouco invasiva - as agulhas são finas e não causam dor - e está liberada para aplicação em animais de todas as raças, portes e idades. Seus efeitos terapêuticos são resultado da estimulação de regiões conhecidas como acupontos, com grande concentração de terminações nervosas, por meio dos quais é possível acessar diretamente o sistema nervoso central.
De acordo com especialistas, esse braço da medicina tradicional chinesa pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e para a qualidade de vida dos pets, como a melhora do fluxo sanguíneo, o alívio da dor, a melhora do sistema imunológico e a estimulação do estado de relaxamento. Reconhecida como ciência pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde de 2002, a acupuntura também é considerada Especialidade Médica Veterinária pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Assista ao vídeo
O tratamento deve ser receitado por um profissional formado em medicina veterinária e com pós-graduação ou especialização em acupuntura, que o prescreverá como terapia única ou aliada a outros medicamentos e intervenções, a depender do diagnóstico. Algumas das enfermidades que podem ser tratadas com a ajuda das agulhas são as doenças musculares (miosites), ósseas (artrose, artrite, hérnia), neurológicas (paralisias, convulsões, AVCs) e do sistema gastrointestinal (gastrite e diarreia).
Além disso, a acupuntura também pode ser indicada em casos de recuperação pós-cirúrgica, problemas endócrinos, para reduzir os efeitos colaterais em animais que foram submetidos a quimioterapia, bem como em casos de depressão e ansiedade.
Ajude a APIPA
APIPA inicia vaquinha virtual com objetivo de quitar elevadas dívidas em clínicas veterinárias. Para participar nesta corrente de amor e solidariedade e dar a sua contribuição para nos ajudar a pagar as nossas dívidas, pedimos que acesse a página da campanha na Kickante para fazer a sua doação à APIPA. Participe e nos ajude agora (link abaixo)!
Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.
Com informações do CapitalNews
Comments