top of page

A importância de se adotar um cãozinho carente

Adotar animais de abrigos ou das ruas é salvar vidas. Adotando um animalzinho carente, você garante ao bichinho uma chance de sobreviver e de desfrutar de uma vida feliz e saudável ao lado de alguém que se importa com ele.

Além dos milhões de cães abandonados, existem outros milhares que já foram resgatados do abandono, acolhidos em abrigos e esperando por adoção. Você pode contribuir para mudar esta triste realidade. Adote um cãozinho carente! (Foto: Silvia Faller / Clube dos Vira-latas)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 44,13% dos lares brasileiros possui ao menos um cão em casa. Isto significa dizer que a população de cachorros nas casas do Brasil chega a 52,2 milhões. Contudo, ainda existem mais de 20 milhões de cães abandonados pelas ruas, nas cidades brasileiras, como mostra a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Estes animais abandonados nas ruas se tornam alvos de maus-tratos constantes. Muitos acabam ficando doentes pela falta de comida ou morrem devido a espancamentos e atropelamentos.


No entanto, a sociedade pode mudar esta realidade e passar a ver a adoção como uma alternativa viável para minimizar este problema. Para quem ainda tem dúvida sobre este assunto, vamos destacar algumas razões que podem estimular este ato de amor, a adoção de animais carentes.



Motivos para ADOTAR um cãozinho


  • Adotar é salvar vidas Adotar animais de abrigos ou das ruas é salvar vidas. Além disso, os cães vira-latas adotados costumam ser mais resistentes que os de raça, por isso adoecem menos e, por conseguinte, não geram tanta despesa com consulta veterinária e medicamento. Os animais em situação de abandono são os mais vulneráveis, sujeitos a doenças, maus-tratos e riscos de vida. Ao acolher um animalzinho carente, seja resgatando do abandono ou adotando de um abrigo, você garante a este animal uma chance de sobreviver e de desfrutar de uma vida feliz e saudável ao lado de alguém que se importa com ele.

  • Traz felicidade para a casa Ao mesmo tempo em que você faz bem para o cachorro, ele também proporcionar momentos de alegria para sua vida. Na verdade, o sentimento de felicidade estará presente para a família toda.

  • Contribui para manutenção da saúde Diversas pesquisas já comprovaram o bem que o cão provoca à saúde das pessoas, tendo em vista que ter um animal em casa resulta em passeios que estimulam os exercícios, melhoram a pressão sanguínea, diminuindo as chances do tutor apresentar indícios de depressão, ansiedade ou estresse.

  • Reduz o número de animais abandonados Todos os animais merecem uma vida de amor e cuidados, livre de sofrimento. Ao adotar, você vai oportunizar uma vida de mais qualidade para um peludinho. Além disso, adotando um cachorro em uma ONG, você contribui para o acolhimento de outro bichinho, uma vez que o espaço antes ocupado pelo cão adotado será oferecido a outro animal de rua resgatado do abandono.

  • Não tem surpresas Por desinformação, muitas pessoas têm um certo receio em adotar cães adultos, alegando que eles não se acostumam na nova casa. Mas que pensa desta maneira comete um grande equívoco. Os cães adultos com histórico de sofrimento, que já vivenciaram situação de abandono, sabem manifestar sua gratidão a quem os acolhe. Também não haverá surpresas, como crescer mais que o esperado, chorar durante a noite ou apresentar um comportamento diferente de quando era filhote. E muitos já vêm castrados.

  • Você não financia sofrimento Infelizmente, o mercado que negocia a vida dos pets, via de regra, é muito cruel com eles. Na maioria dos casos, os criadores (donos das famigeradas 'fábricas de filhotes') exploram os animais de raça, fazendo com que estes procriem incessantemente, gerando os filhotes que são comercializados por este mercado perverso. Quase sempre, nestes canis, os animais não recebem nenhum atendimento médico e vivem em ambiente com pouca ou nenhuma higiene, submetidos a situações degradantes. Adotando, você não corre o risco de financiar este tipo de crueldade. Nunca compre animais - não seja conivente com o comércio cruel de vidas inocentes.

  • Receberá um amor diferente Como já foi mencionado, os animais adotados são gratos ao tutor pela oportunidade que recebem, em ter uma vida com mais segurança, cuidados e amor. Assim, não há dúvidas de que o amor retribuído pelo cão será especial.

  • Cria novos conceitos na sua vida O amor que o cachorro adotado traz para a vida do tutor carrega diversos ensinamentos e o principal deles é a gratidão. A partir de uma adoção as pessoas podem entender melhor o que significa ser grato, pois é exatamente este sentimento que o cão consegue transmitir.

  • Você fará novos amigos Sair de casa para passear com o cachorro é um entretenimento até para você mesmo, que, ao encontrar um outro tutor de cão, passa a fazer uma nova amizade, compartilhando as histórias e peripécias de cada peludinho.






No Brasil, são cerca de 20 milhões de cachorros abandonados, sem um lar. Pelo menos 300 associações e ONGs resgatam cães abandonados em busca de um final feliz para cada um deles.


Atualmente, um estudo aponta que 50% dos cães adotados são vira-lata, e motivos não faltam. Luíza Cervenka, especialista em comportamento animal, destaca as vantagens de se adotar um cão vira-lata (vídeo).



Entenda a importância e os benefícios da adoção de animais (vídeo).








Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!




Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Com informações do Clube para Cachorros

bottom of page